Mais informações

HIROTA, E. H.; FORMOSO, C. T. O processo de aprendizagem na transferência dos conceitos e princípios da produção enxuta para a construção. In:ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., 2000, Salvador. Anais... Salvador: ANTAC, 2000. p. 572 - 579.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 57 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 15
Índice h: 2  
Co-autores: 7

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Com arquivo PDF disponíveis: 3)
Citações: 6
Índice h: 2  
Co-autores: 2

Resumo

A adaptação e aplicação dos conceitos e princípios da Produção Enxuta na Construção é um desafio, principalmente porque esse processo representa a construção de uma teoria para o gerenciamento da Construção. Este trabalho analisa este processo de transferência sob o ponto de vista do processo de aprendizagem individual e coletiva. Apresenta conceitos e instrumentos facilitadores da aprendizagem e sua inserção nas empresas de Construção. O trabalho discute três abordagens adotadas em estudos de caso em desenvolvimento em Porto Alegre: Mapas Conceituais para facilitar a comunicação, conceitos de Aprendizagem Organizacional e a prática da reflexão sobre a ação, através da abordagem da Aprendizagem pela Ação. O trabalho conclui destacando a necessidade de desenvolvimento da competência gerencial dos profissionais do setor, para incentivar a aplicação da teoria da Produção Enxuta nos processos da Construção e, consequentemente, buscar a melhoria do desempenho da Indústria da Construção.

Abstract

The adaptation and application of Lean Production concepts and principles to the construction environment is a challenge, specially because it stands up for a first theory on construction management. This paper analyses this transference process from individual and collective learning point of view. It presents some concepts and frameworks aiming to facilitate learning and the implementation of Lean Construction approach in Building companies. It discusses three approaches that have been adopted in some case studies under development in Porto Alegre: Conceptual Maps to facilitate communication, Organizational Learning concepts, and Action Learning approach to practice reflection-in-action. This paper concludes by stressing the need for the development of construction managers' competence in order to foster the application of Lean Construction theory to Construction processes, and therefore, to improve Building Industry performance.
-