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MELHADO, Silvio. A qualidade na construção de edifícios e o tratamento das interfaces entre os sistemas de gestão dos diversos agentes. In:ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., 2000, Salvador. Anais... Salvador: ANTAC, 2000. p. 333 - 340.
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Número de Trabalhos: 48 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 55
Índice h: 4  
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Resumo

Na construção de edifícios do terceiro milênio, sistemas de gestão da qualidade deverão tornar-se usuais para uma parcela considerável de empreendedores, construtores, projetistas e fornecedores, apenas para citar os principais agentes do empreendimento. A certificação, um dos principais estímulos que explicam o interesse setorial crescente pela qualidade, tem seu foco nas relações entre a empresa e seus clientes. Porém, se for tomado como referência o empreendimento e não cada uma das empresas participantes, tornar-se-á claro que, mesmo existindo sistemas de gestão da qualidade nessas empresas, podem surgir deficiências nas interfaces; ou, em outros termos, o sistema de gestão do empreendimento não resulta automaticamente da superposição dos sistemas de seus participantes. O artigo analisa as relações temporárias entre sistemas de gestão de empreendedores, projetistas, construtores e fornecedores, dentro do enfoque do Plano da Qualidade do Empreendimento (PQE), com o objetivo de contribuir para a evolução do tratamento das interfaces entre agentes.

Abstract

In the third millennium, quality systems should become usual in the construction industry for a large number of project owners, contractors, design professionals and construction suppliers, if only the main project players categories are considered. The quality systems certification, one of the greatest impetus that justify the growing interest on quality management in the construction sector, has an approach centred on the customer-supplier relations. However, taking the construction project viewpoint, instead of the vision from each project team player, it would be clearer that a superposition of all players' quality systems will not automatically produce a "whole project" management system, taking into account the insufficiency of players' interaction. The paper analyses temporary relations established among quality systems, which the construction project management must involve, in order to establish project quality plans (PQE) and aiming to contribute to the construction players' systems integration.
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