Mais informações

MANZIONE, Leonardo; MELHADO, Silvio. Porque os Projetos atrasam? uma análise crítica da ineficácia do planejamento de projetos adotada no mercado imobiliário de São Paulo. In: ENCONTRO DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, 3., 2007, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: ANTAC, 2007.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 48 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 55
Índice h: 4  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Na Construção Civil o atraso no cumprimento dos prazos dos Projetos é um problema recorrente, causando muitas reclamações dos contratantes. O processo de projeto é gerenciado informalmente, com técnicas inapropriadas de planejamento e baixa utilização dos recursos da Tecnologia da Informação. Baseado nestas justificativas o primeiro autor desenvolveu sua pesquisa de Mestrado para estudar o planejamento do processo de projeto e pesquisar maneiras para melhorar a sua eficácia. A pesquisa teve a aplicação da técnica da DSM (Design Structure Matrix) como importante ferramenta de análise de sistema, porque ela proporciona uma compacta e limpa representação de um sistema complexo e se constitui em um método para capturar as interações, interdependências e interfaces entre elementos de um sistema e também como ferramenta de gerenciamento, porque ela permite a representação do processo de projeto e de suas atividades cíclicas e de retroalimentação. Ao final, algumas mudanças no planejamento do projeto foram feitas e após simulações, com o uso da ferramenta DSM, foi possível obter importantes reduções do prazo e da complexidade do processo.Esse artigo apresenta as principais conclusões da pesquisa: um diagnóstico dos problemas que são os principais obstáculos para o aumento da eficácia do planejamento do processo de projeto e recomendações para todos os agentes envolvidos objetivando ultrapassar os obstáculos mencionados.

Abstract

When talking about building construction, the accomplishment of stated schedules is a constant problem; therefore, there is a constant developers’ claim about design delivery being late. The design process is informally managed, with inappropriate planning techniques and low utilization of Information Technology resources. Based on these justifications, the first author’s Master Research was developed, in order to study the design process planning and to come up with ways of improving its efficacy. The Design Structure Matrix (DSM) has been applied in the research like a System Analysis tool, because it provides a compact and clear representation of a complex system and a capture method for the interactions, interdependencies and interfaces between system elements, and also as a Design Management tool, because it provides a design representation that allows for feedback and cyclic task dependencies. This paper introduces the mains conclusions of this research: a diagnosis of the problems that are the main obstacles to efficacy improvement of the design building planning and recommendations to all the agents involved, aiming to overcome the obstacles mentioned.
-