Mais informações

MELHADO, Silvio; Kallás, Maria Júlia de Moraes. Gestão do ciclo de vida do empreendimento: estratégias para sua eficiência e eficácia com base na interface operação-concepção. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2005.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 48 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 55
Índice h: 4  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O artigo direciona a atenção a um aspecto ainda pouco estudado na gestão de empreendimentos: uma abordagem mais ampla de seus processos e agentes envolvidos. Desta forma, destaca a relevância da gestão na fase de uso e operação predial para a retroalimentação do processo de projeto e à satisfação das necessidades dos usuários de empreendimentos, bem como para seu adequado desempenho – estrutural, segurança no uso, conforto ambiental, funcionalidade e impactos econômico e ambiental. O segmento hoteleiro foi adotado em face de uma profunda relação de dependência existente entre seus edifícios e a atividade da gestão da manutenção predial, em prol do desempenho que viabiliza a operacionalidade do empreendimento. São apresentadas ponderações preconizando a eficiência e eficácia na gestão destes empreendimentos, partindo de resultados de estudos de caso, que embasam os primeiros contornos de uma ferramenta envolvendo a integração entre a gestão da tecnologia e o planejamento da qualidade, na fase de operação, para gerar retroalimentação ao processo de projeto. Para embasar a proposta, a metodologia prevê revisão teórica sobre os temas ‘desempenho’, ‘gestão e ciclo de vida de empreendimentos’, ‘gestão da tecnologia’ e ‘planejamento da qualidade’; os quais são verificados junto a estudos de caso, através da ferramenta de ‘Avaliação Pós-Ocupação’ (APO).

Abstract

The article focuses on a point of view seldom researched in the project management field: a wider approach of its processes and players. In this way, it highlights the relevance of manage the use, operation and maintenance phase of the project to ensure design process feedback and the users’ satisfaction, as well as for its appropriated performance – structural, safety in use, environmental comfort, functionality, economic and environmental impacts. The hospitality sector was taken due to deep interrelations between its buildings and the building maintenance management, in favor of the performance that makes possible the project operationality. Reflections are presented praising the efficiency and effectiveness in these project management, taking as basis the results of case studies that establish the briefing of a tool involving the integration between management of technology and quality planning, along its operation phase, to engender feedback forthe design process. To support this proposal, the methodology foresees theoretical revision on the subjects ‘performance’', ‘management and life cycle of projects’, ‘management of technology’ and ‘quality planning’; which are critically examined along with results of case studies carried through ‘Post-Occupancy Evaluation’ (POE) methodology.
-