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MANZIONE, Leonardo Leonardo; Rocha, Vanessa; MELHADO, Silvio. Coordenação eficaz: quais as principais ações que um coordenador deve adotar em situações críticas?. V SIBRAGEC - Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, 29-31 de outubro.
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Número de Trabalhos: 48 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 55
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Resumo

A complexidade dos edifícios modernos, em particular a dos edifícios hospitalares, requer a constituição de uma equipe multidisciplinar para o desenvolvimento dos projetos. Essa especialização, aliada à complexidade técnica envolvida nas soluções, implica a necessidade de uma coordenação eficiente do processo de projeto. Quais são as estratégias e ferramentas de que o Coordenador de Projetos deve lançar mão em situações extremas? Como a falta de gestão conduziu o projeto a uma situação crítica? Este artigo relata, por meio de um estudo de caso, a história de um projeto hospitalar conduzido diretamente pelo cliente, levado a uma condição crítica, criada pela ausência de coordenação. A coordenação foi inserida posteriormente, após diversos problemas técnicos e atrasos que levaram à desarticulação do projeto. Ao assumir os trabalhos, diversas ações precisaram ser tomadas pela coordenação, buscando a estruturação da gestão. O artigo descreve as principais ações adotadas para a solução dos problemas, desde a fase de diagnóstico, passando pela implementação de procedimentos de gestão, organização das informações e das comunicações, estruturação do planejamento e contratação adicional de diversos projetos.

Abstract

The complexity of modern buildings, especially hospital facilities, requires a multidisciplinary team for design development. To meet such technical complexity, an efficient coordination of the design process is necessary. Which tools and strategies the Project Coordinator has to handle while facing extremely difficult situations? How has a management failure led design to such a predicament? This paper tells, throughout a case study, the story of a hospital project, directly managed by the client, carried to a critical stage, due to the lack of design coordination. After several problems and delays causing design disorganization, a coordination team was hired aiming to improve the management arrangement. The paper focuses the main actions performed to solve these problems. It includes the diagnosis stage, management procedure implementation, communication and workflow management, design planning and complementary hiring of several designers.
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