Mais informações

LIMA, Fernando Rodrigues; Saldanha, Roberto de Castro Roberto de Castro. Desenho técnico nos cursos de engenharia com menor demanda em expressão gráfica: um relato de experiência pedagógica nos cursos de eletrônica e produção. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Alguns cursos de engenharia, principalmente os voltados para aspectos gerenciais ou científicos, apresentam menor demanda por aplicação de conhecimentos de Expressão Gráfica, criando nos alunos uma expectativa equivocada de que disciplinas de desenho não serão tão relevantes para a prática profissional. Diante deste quadro, as disciplinas de Expressão Gráfica necessitam contemplar aspectos pedagógicos voltados para a motivação discente. Dentro da abordagem iteracionista preconizada por Piaget, utilizamos o projeto de artefatos correlatos à prática profissional na auto-regulação das relações sujeito x objeto. Para alcançar estes objetivos, temos aplicado aos alunos dos cursos de Engenharia Eletrônica e de Produção um módulo de desenho e projeto de edificações, ministrado logo após o de sistemas de projeção e de representação gráfica. O tema adotado consiste no projeto de edificação para uma montadora de microcomputadores, a partir de um programa básico que especifica áreas mínimas, fluxos e condicionantes de projeto (iluminação, climatização, código de obras, etc.). Detalhes específicos de desenho (cortes, plantas, coberturas, dimensionamento, entre outros) são ensinados à medida em que o projeto avança. O experimento tem sido bem recebido pelos alunos, motivados pelo desafio de superar os demais projetos, e pela flexibilização do conteúdo administrado, fazendo com que a informação e a orientação passem a acompanhar o ritmo de um trabalho gerado por eles próprios.

Abstract

Some of Engineering curses, as Industrial and Electronics, presents low demand in Engineering Graphics resources. The teachers challenge is related to class motivation, in order to show the students how technical drawing abilities are important for professional performance. Based on Piaget iteracion theory, we proposed an exercise were students developed a small building project for a computer mounting plant. The knowledge about project methodology as technical drawing is mixed during class presentation and work orientation. The results are being positive, as we can observe original and well solved propositions.
-