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MAUÉS, Luiz Maurício; Salim Neto, Jamil José. Avaliação das dificuldades na implantação de sistemas de gestão da qualidade em empresas construtoras de Belém/PA. V SIBRAGEC - Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, 29-31 de outubro.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

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Resumo

É cada vez maior o número de empresas da indústria da construção civil, subsetor edificações, que tentam implantar um sistema gerencial pautado nos requisitos da norma ISO 9001. Entretanto, o que se observa são, muitas vezes, resultados insatisfatórios em relação aos benefícios que um processo de certificação poderia ocasionar para uma empresa certificada. O objetivo deste artigo é discutir as principais dificuldades encontradas sob a ótica dos profissionais diretamente envolvidos durante o processo de certificação, envolvendo o corpo técnico da obra e do escritório de duas empresas estudadas. Trata-se de uma pesquisa constituída por pesquisa bibliográfica e estudos exploratórios. A metodologia utilizada, no que tange aos instrumentos da pesquisa, consiste na utilização de questionário estruturado e da realização de entrevistas buscando detectar dos principais fatores, segundo a visão dos engenheiros, mestres, técnicos e operários, que dificultam o processo de implantação de um sistema de gestão da qualidade em empresas construtoras. Os resultados apontam por um lado para problemas de ordem estrutural e por outro para a falta de credibilidade nos benefícios que possam ser alcançados neste processo de certificação por parte das empresas construtoras. As contribuições desta pesquisa correspondem à apresentação de resultados qualitativos com relação ao processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, dentro do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, das empresas de construção civil certificadas ou em processo de certificação.

Abstract

The number of civil construction firms, buildings subsector, that try to implant a managerial system based on the requirements of ISO 9001 is increasing more and more. However, what is observed are unsatisfactory results in relation to the benefits that process of certification could cause for a certified firm. The objective of this article is to discuss the main difficulties found according to the professionals’ point of view directly involved during the process and it includes the participation all the of employees of the firm as a whole. It is a research presented by exploratory study. The methodology used consists of data collection and interviews. The results lead to problems of structural order and lack of credibility in the benefits that can be achieved in this process. The contribution of this research is to bring qualitative results of difficulties to implant systems of quality management.
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