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LANTELME, E. A. V.; POWELL, J. A.; FORMOSO, C. T. Desenvolvimento de competências dos gerentes da construção: construção de uma teoria. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 69-86, jan./mar. 2005.
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Resumo

Competência é definida neste artigo como uma capacidade de ação eficaz em contexto, implicando a mobilização de conhecimentos e capacidades do indivíduo de forma pertinente e oportuna à situação. Desenvolvercompetências gerenciais implica, portanto, repensar as abordagenstradicionais de ensino-aprendizagem comumente utilizadas em programas detreinamento e desenvolvimento gerencial. As principais críticas a essas abordagensestão relacionadas à forma descontextualizada com que trabalham o conhecimento e aconseqüente dificuldade de sua transposição a uma ação eficaz dentro de um contextoespecífico. A literatura aponta a Aprendizagem-Ação como uma abordagem adequadapara o desenvolvimento de competências gerenciais. Entretanto, pouco ainda se conhece do processo de aprendizagem nos grupos de Aprendizagem-Ação. O presenteartigo apresenta resultados de um estudo cujo objetivo foi compreender o processo deaprendizagem induzido pela Aprendizagem-Ação, seus reflexos sobre a ação gerenciale, conseqüentemente, sobre o desenvolvimento da competência gerencial. Aobservação sistemática e análise do processo de aprendizagem de gerentes daConstrução participantes de grupos de Aprendizagem-Ação no Brasil e na Inglaterralevaram os autores à construção de uma teoria sobre a competência e ação gerencial.Este artigo apresenta o processo de pesquisa que levou à construção da teoria e discute suas implicações para o desenvolvimento de competências de gerentes da Construção.

Abstract

In this paper, competency is defined as the capacity of effective action in context,implying a pertinent and opportunistic mobilisation of individual abilities andknowledge in a certain situation. Therefore, developing competencies demandsrethinking traditional teaching–learning approaches for management training anddevelopment. The main critics to those approaches relay on the de-contextualised wayit considers knowledge and, consequently, the difficulties to transpose knowledge toeffective action in a specific context. Action Learning has been pointed out by theliterature as an adequate approach for the development of managers’ competencies,although not very much is known about the learning process in Action Learning sets.This article presents the results of a study that aimed to understand the learningprocess induced by Action Learning, its effects on managers’ actions, and,consequently, on the development of competencies. The systematic observation andanalysis of the learning process of construction managers participating in ActionLearning sets in Brazil and England have led the authors to build a theory aboutcompetency and managers’ action. This paper describes the research process that hasled to the construction of this theory and discusses its implications on the developmentof competencies of construction managers.
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