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Carvalho, Aline et al. Avaliação pós-ocupação do desempenho técnico-construtivo e funcional de edifício escolar. In: ENCONTRO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA, 6., 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2007.
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Resumo

Este trabalho trata da avaliação pós-ocupação (APO) do desempenho técnico-construtivo e funcional do Colégio de Aplicação – Cap-Coluni, localizado na Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, Minas Gerais. Tal avaliação constitui um eficiente mecanismo que proporciona a realimentação de projetos semelhantes e o controle de qualidade global do ambiente construído no decorrer de sua vida útil. Uma intensa fundamentação teórica realizada nas fases preliminares ao desenvolvimento deste trabalho norteou a escolha do objeto de estudo e dos métodos aplicados, gerando como produto preliminar o planejamento da APO e, como resultado final, o seu relatório. O objeto de estudo trata-se de um edifício escolar institucional, com tipologia que apresenta salas de aula e gabinetes com as respectivas aberturas (janelas) voltadas para um átrio. Foram realizadas avaliações do ponto de vista técnico e do ponto de vista dos usuários. Os métodos de pesquisa adotados foram: entrevistas, observação de rastros físicos, observação do comportamento ambiental, “walk through” e questionários. Indicadores de desempenho foram utilizados como balizadores das avaliações. A partir das análises foram realizados diagnósticos que direcionaram as recomendações para o objeto de estudo e insumos para novos projetos.
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