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Chiganer, Luis; Mendes, Tereza. Um novo paradigma para o engenheiro eletricista. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, 14., 1997, Belém. Anais... Belém, 1997.
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Resumo

O advento da globalização promoveu alterações radicais nas interrelações entre os países. O mundo, sob o ponto de vista de caracterização profissional, vem passsando por uma nova fase, onde os especialistas são cada vez mais raros e, em alguns casos, até desnecessários. Assim é que, cada vez mais freqüentemente, vem sendo considerado como atributo profissional essencial a versatilidade do indíviduo. Isto se verifica particularmente no mundo dos negócios, onde o espíríto empreendedor do profissional vem superando, em muitas das vezes, suas características estritamente técnicas. Nesse sentido, e motivados pelo novo modelo que vem se desenhando para o Setor Elétrico Brasileiro, este trabalho tem por objetivo suscitar reflexões sobre a formação acadêmica do Engenheiro Eletricista, de forma a permitir uma avaliação da grade curricular desta especialidade, por parte dos profissionais de ensino universitário. Não se pretende elaborar ou propor um novo currículo para as escolas de engenharia, mas, inevitavelmente este trabalho discorrerá sobre os conceitos, sobre as funções do ensino superior e sobre a Universidade, buscados em educadores. Para tal trabalho considerou-se a grade curricular em vários momentos do ensino da engenharia elétrica, bem como a quantidade de engenheiros elétricos em atividade nas empresas de energia elétrica, mostrando a força de trabalho desta especialidade agora e no futuro. Finalmente, este trabalho conduz à reflexão de que o ensino da engenharia elétrica deve ampliar-se porque, ao se profissionalizar, o engenheiro eletricista enfrenta uma realidade de trabalho, muitas vezes sem o embasamento adequado de sua formação acadêmica.
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