Mais informações

SCARAZZATO, Paulo Sérgio et al. Conforto térmico: relato de experiência acadêmica no desenvolvimento de software utilitário. In: NUTAU: ARQUITETURA E URBANISMO: TECNOLOGIAS PARA O SÉCULO XXI, 2., 1998, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1998.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Com arquivo PDF disponíveis: 4)
Citações: 9
Índice h: 2  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 8 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 24 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Nos cursos de graduação em arquitetura no Brasil, o trato das questões relativas ao desempenho e conforto térmico do ambiente construído passou a ser considerado de cunho profissionalizante, em dezembro de 1994. No estágio atual, contudo, ressente-se o meio acadêmico de ferramentas de trabalho adequadas, e dentre estas, as de suporte computacional que facilitem o aprendizado e estimulem o corpo discente à pesquisa e compreensão de aspectos conceituais. Atentos a esta realidade, alunos da FAU-USP estão empenhados no desenvolvimento de um software utilitário que possa vir a ser utilizado no desenvolvimento de exercícios acadêmicos e mesmo nas atividades cotidianas dos profissionais de projeto. Este texto relata os principais aspectos daquela pesquisa, seu estágio atual e as expectativas quanto à futura utilização do software utilitário.

Abstract

In undergraduate architecture courses in Brazil, treatment of questions relative to thermic comfort in buildings came to be considerred a professional responsibility in December 1994. Although, in the present stage, the academic environment needs more adequate working tools, and among them, some computing resources, which facilitate the learning and stimulate students to research and to better comprehend conceptional aspects. In a attenpt at this, students from FAU-USP, are employed to develop software, which could be used in academic exercises and in everyday project situation. This text reports the main aspects of that research, its current stage and the expectations of future software applications.
-