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Gouveia, Anna Paula Silva et al. Do espaço ao lugar. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
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Resumo

O trabalho aborda uma etapa da disciplina, do primeiro semestre, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp -“Teoria e Projeto I: Introdução”, em 2002. Destacam-se, além da questão do espaço público e privado, o programa de necessidades, as condicionantes do sítio e do entorno. Estes parâmetros aliados a determinantes propedêuticas de um exercício multidisciplinar, resultaram numa experiência didática relevante, cujo tema é Espaço Cultural. Nas etapas anteriores, numa seqüência de exercícios de complexidade crescente, abordou-se: percepção do espaço, cor, sintaxe visual aplicada à arquitetura, verticalidade e horizontalidade do espaço tridimensional em relação à escala humana. A problemática metodológica constituiu-se em criar e simular o ambiente construído segundo dados impostos pelas disciplinas de projeto e geometria, apoiada em bibliografia específica. A composição estereométrica se deu a partir da articulação de volumes simples regulares, e das especificações do terreno: cotas e curvas de nível, ruas e respectivos fluxos, norte e escala. O programa de necessidades foi elaborado em conjunto com os alunos. O exercício foi realizado em duas semanas e em grupo de três. A forma deveria informar o uso do espaço, e pelo menos um percurso, do público ao totalmente privado, deveria estar detalhado na maquete. Os resultados mostraram que os alunos desenvolveram a capacidade objetiva de crítica e análise dos dados, aliada à surpreendente rapidez de síntese. A ênfase no tratamento paisagístico resultou em espaços públicos detalhados. No entanto, o desconhecimento de funções específicas gerou, em muitos casos, espaços não totalmente adequados para o uso. A relação das entradas (público, administrativo, funcionários e carga) com o fluxo no espaço de exposições foi bem pensada. É nítida a preocupação com o conforto ambiental, especificamente quanto à insolação e acústica. O objetivo, ao final das apresentações e debates, foi alcançado. Os alunos compreenderam a qualificação do espaço arquitetônico enquanto lugar, e neste contexto, a importância da precisão das informações nas quais se baseia o estudo preliminar.

Abstract

This paper describes an introductory discipline of the Architecture Course at the State University of Campinas in Brazil. In the first semester of 2002 the first Theory and Design Class of the course developed a design project on the theme of public and private space. The discipline is structures on increasingly complex small projects which culminate on the discussion of the implications of public and private space in a design of a cultural center. A simple architectural program was developed with the students. A particular place and its surroundings were analyzed. To prepare the students for the final semester project, the preliminary exercises discussed perception of space, color, visual syntax applied to design, verticality and horizontality in design as well as three-dimensional space and human scale. In an applied geometry discipline, given in the same semester, certain geometric rules were imposed on the students which they developed in this design course. Texts were read to give theoretical support to students. The preparations culminated in the design of simple regular shaped volumes, on a lot where students had to be aware of sun orientation and of a topographical inclination. The design was developed by groups of three students during a period of two weeks. In the final presentation the groups had to indicate the path leading from a public to a private space. The final results showed that students had a capacity to analyze data and to develop rapidly the synthesis of form. Even questions of landscaping in public spaces were to a certain degree resolved in the design models. However, lach of knowledge on specific functions has brought, in many cases, spaces not totally appropriated to use. The relation between entrances (public, administrative, staff and loading) and the exhibition room flow was properly thought. It’s clear the concern on the environment comfort, specially focusing on sunstroke and acoustic matters. The purpose, at the end of all presentations and debates, was achieved. The students have understood the architectural space qualification as a place, and on that matter, the importance of information accurate in which is based the preliminary study.
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