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SCARAZZATO, Paulo Sérgio et al. Proposta de uma metodologia de ensino de iluminação para cursos de graduação em arquitetura. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2005, Maceió. Anais… Maceió: ANTAC, 2005. p. 1776-1785.
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Resumo

Parece ser um consenso entre os arquitetos que a iluminação é um dos elementos-chave na composição arquitetônica. Por outro lado, nota-se, via de regra, que seu ensino nos cursos de graduação muitas vezes ocorre de maneira superficial. Este texto apresenta uma metodologia simplificada que estimula o senso de observação dos alunos com relação aos efeitos da iluminação natural e artificial, utilizando exercícios sistematizados. Como conseqüência, os alunos são levados a conceituar e conceber compositivamente o ambiente luminoso, muito além da simples escolha de fontes e artefatos de iluminação. Por outro lado, são conduzidos a superar a aceitação da possível beleza das imagens e a trabalhar como agentes ativos no processo, criando, a partir de conceitos luminotécnicos aplicáveis a cada caso, as opções que julguem mais adequadas. Observa-se que, depois destas experiências, os estudantes tendem a adotar uma atitude mais consciente em relação ao processo de projeto arquitetônico como um todo, trabalhando a concepção da luz e do espaço integradamente.

Abstract

It seems to be a consensus among the architects that lighting is one of the most powerful parameters of the architectural design. It is observed although, that, in architecture’s graduate courses, the subject of lighting is many times treated in a superficial manner. This paper presents a method that stimulates the student’s sense of observation regarding the effects of both artificial and natural lighting through systematic exercises. As a result, the students learn to evaluate and understand the lighting environment’s composition, beyond the simple choice of source and artefact. Also, the students are lead to surpass the possible beauty of the images and work as active agents in the process, creating the options they select as most adequate taking into account the lighting concepts applicable to each case. It is observed that, after these experiences, the students tend to adopt a more conscious attitude regarding the architectural project process as a whole, integrating the concepts of light and space.
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