Mais informações

Oliveira, Otávio; MELHADO, Silvio. Proposta de um modelo de gestão para pequenas empresas de projeto de edifícios. GESTÃO E TECNOLOGIA DE PROJETOS.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 7
Índice h: 3  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 48 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 55
Índice h: 4  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este artigo propõe um modelo para gestão de pequenas empresas de projeto de edifícios adaptado às suas necessidades e realidade. Para tanto, por meio de uma pesquisa qualitativa, foram realizados quatro estudos de casos em pequenas empresas de projeto que atuam, principalmente, na cidade de São Paulo. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevistas semi-estruturadas, observação in loco e análise de documentos. O modelo proposto inclui orientações para gestão dos principais processos e funções das pequenas empresas de projeto de edifícios, tais como: estrutura organizacional, planejamento estratégico, planejamento e controle do processo de projeto, gestão de custos, gestão comercial, sistema de informações, gestão de recursos humanos, serviços agregados ao projeto e avaliação de desempenho.

Abstract

The main purpose of this paper is the proposition of a management model specifically developed for small building design firms, aligned with their needs and particularities. The field research was conducted with a qualitative approach through the analysis of four case studies in small building design firms acting mainly in São Paulo City. The data collection was accomplished through semi-structured interviews, direct observation and analysis of documents. The proposed model includes guidance to the management of the core processes and activities of small building design firms, such as: organizational structure; strategic planning; planning and control of design process; costs management; sales management; information systems; human resources management; services added to the design; and performance evaluation.
-