Mais informações

Inatomi, Thais; TRIBESS, Arlindo. Experiência diferenciada em ensino-aprendizagem de disciplina de pós-graduação em engenharia. CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 34., 2006, Passo Fundo, RS.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 12 (Com arquivo PDF disponíveis: 5)
Citações: 13
Índice h: 3  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência diferenciada em ensino-aprendizagem aplicada na disciplina Conforto Térmico, oferecida no curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. A disciplina integra o processo de avaliação ao processo de ensino-aprendizagem, utilizando-se de sistema de avaliação contínuo. Diferentes técnicas de avaliação foram utilizadas para diferentes habilidades a serem desenvolvidas ao longo do curso, enfocando não só a aprendizagem do conteúdo e incentivo à pesquisa, mas também o esforço individual, o trabalho em equipe, a cooperação e a desenvoltura do aluno. Questionários de avaliação da disciplina, do professor e de auto-avaliação do aluno foram aplicados na turma de 2005. Os resultados indicam que a motivação dos alunos por meio de um processo de avaliação contínuo, justo e acordado entre docente e discentes no início do curso induz à consolidação da aprendizagem.

Abstract

This paper presents a differentiated teaching-learning experience applied on the discipline of Thermal Comfort, offered by the Post-Graduating Course in Mechanical Engineering of the Polytechnic School of the University of São Paulo. The discipline integrates the evaluating process to the teaching-learning process, using a continuous evaluating system. Different evaluation techniques were used for different abilities to be developed along the course, focusing not only the learning of the content and incentive to the research, but also the individual effort, the work in team, the cooperation and the student's self-evaluation. Questionnaires of evaluation of the discipline, of the teacher and of the student's self-evaluation were applied in the group of the year of 2005. The results indicate that the students' motivation through a continuous evaluation process, fair and awake between teacher and students in the beginning of the course induces to the consolidation of the learning.
-