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Souza, Léa; Giunta, Mariene. Ruído ambiental e índices urbanísticos. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza, CE.
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Resumo

Proposta: Este trabalho analisa os níveis de ruído de uma fração urbana em função de diversas características resultantes da forma e ocupação de quadras em um bairro residencial. A proposta é verificar o potencial de alguns parâmetros do ambiente construído para serem aplicados como ferramenta de um planejamento acústico da cidade. Método de pesquisa/Abordagens: Foram levantados dados de níveis de ruídos em 40 pontos da área de estudo, os quais foram armazenados e analisados em um SIG (Sistema de Informação Geográfica). Através do mapeamento dos parâmetros estudados e de isolinhas acústicas, foi possível verificar visualmente algumas tendências acústicas. Em seguida os dados foram modelados por aplicação de técnicas de Redes Neurais Artificiais, determinando a importância de características urbanas nos níveis de ruídos. Resultados: O volume de tráfego alcançou de 34 a 51% de importância sobre o nível de ruído, o índice de aproveitamento da quadra (IA) de 18 a 27%, a forma da quadra de 13 a 24% e a taxa de ocupação da quadra de 15 a 20%. Contribuições/Originalidade: Identificação do potencial de índices urbanos como ferramenta para o planejamento da acústica das cidades.

Abstract

Proposal: This paper analyzes the noise levels of an urban area by taking them as a function of several features resulting from block shape and block occupation in a residential neighborhood. The proposal is to verify the potential of some parameters of the built environment to be applied as tools for planning the urban acoustic environment. Methods: Noise level data were collected in 40 points of the study area and later stored and analyzed in a GIS (Geographical Information System). By mapping the urban parameters studied and noise isocurves, some acoustical tendencies were visually verified. In the following step, the data were modeled with Artificial Neural Networks, allowing the determination of the importance of urban features on noise levels. Findings: The importance of the variable traffic volume varied from 34 to 51%, while the Floor Space Index (FSI) ranged from 18 to 17%, the block shape from 13 to 24% and the building area/lot area ratio from 15 to 20%. Originality/value: Identification of the potentiality of urban indexes to be used as a tool for urban acoustics planning.
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