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Scherer, Flávio Augusto. Uso racional da água em escolas públicas: diretrizes para secretaria de educação. Orientação de Orestes Marraccini Gonçalves.274pDissertação (Pós-graduação em Engenharia Civil) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
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Resumo

As questões relativas à água e sua escassez estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas em várias partes do mundo, sobretudo as que vivem em centros urbanos, com grande concentração demográfica. Neste contexto, as escolas públicas brasileiras, além de atuarem na formação do cidadão, podem ser fontes potenciais para a promoção e a implantação de programas de uso racional da água, atuando na própria formação de gestores da água. Com o objetivo de reduzir o consumo de água em edifícios escolares públicos, sistematizou-se um conjunto de diretrizes para serem aplicadas por uma Secretaria de Educação, Estadual ou Municipal, a sua rede escolar. Isso visa contribuir para o uso racional da água e proporcionar o melhor aproveitamento dos insumos prediais e dos escassos recursos financeiros destinados às escolas. Adotou-se como modelo a estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A elaboração das diretrizes foi realizada, principalmente, a partir de um estudo bibliográfico dos principais programas brasileiros de uso racional da água, com atuação em edifícios, juntamente com uma avaliação de três escolas públicas da Rede Estadual de Ensino, no Município de Curitiba, no Estado do Paraná. A pesquisa de campo teve caráter exploratório, no entanto nenhuma intervenção física foi realizada nesses estabelecimentos. O desenvolvimento deste trabalho traz também, considerações relativas às possíveis dificuldades que podem ocorrer durante o processo de planejamento e implantação de um Programa de Uso Racional da Água em edificações escolares públicas, sobretudo, quando da utilização de ações tecnológicas. As diretrizes apresentadas trazem subsídios para novos programas de uso racional da água com atuação em edifícios escolares, além de outros parâmetros a serem considerados em futuros projetos de escolas.

Abstract

Issues relating to water and water scarcity are becoming a commonplace in several parts of the world, especially for people who live in urban areas with high demographic concentrations. Considering that Brazilian Public Schools, can be potential sources for promoting and introducing water conservation programs, working toward the training of water managers. In the aim of reducing water consumption in public school buildings, guidelines have been schematically arranged to be applied by any State or City Department of Education in school districts; this shall contribute to water conservation, as well as giving opportunity to a better use of building resources and utilization of limited financial resources budgeted to schools. The organizational structure of the Parana State Department of Education has been adopted as a model for this proposal. The development of the guidelines has been accomplished after a bibliographical study on the leading Brazilian Water Conservation Programs focused at buildings, associated to an evaluation of three State School District’s public schools, in the City of Curitiba, State of Parana. Field research at school buildings had been carried out bearing exploratory characteristics and no physical interventions were made, however. The development of this project also brings relative considerations to possible difficulties that can occur during ‘design and introduction stages’ of a Water Conservation Plan at public school buildings, especially due to the use of specific technology. The guidelines proposed in this dissertation offer the basics for new water conservation programs, focused at school buildings, beyond other parameters to be considered in future school projects.
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