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Scherer, Flávio Augusto; AMORIM, Simar Vieira de. Melhorias em projeto visando o uso racional da água em edifícios escolares públicos. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2004, São Paulo. Anais… São Paulo: ANTAC, 2004.
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Citações: 5
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Resumo

Uma das características principais dos projetos das escolas de educação básica da rede pública é a padronização, com a finalidade de reduzir custos com projetos específicos para cada nova unidade. Nessa tipologia de edifício, as inovações tecnológicas aplicadas aos sistemas hidráulicos prediais são muitas vezes limitadas, existem falhas de causas diversas, e as ações de vandalismo sobre os equipamentos sanitários são elevadas, favorecendo o desperdício de água e contribuindo para o baixo desempenho do sistema. A adoção de ações tecnológicas, para o uso racional da água, deve ser abordada sob forma integrada e sistêmica, atendendo também as necessidades dos usuários. O trabalho apresenta uma identificação de elementos de projeto, obtidas de casos reais, para que possam contribuir no uso eficiente da água em edifícios escolares públicos, auxiliando arquitetos e demais projetistas de sistemas prediais.
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