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GONÇALVES, Orestes Marraccini; Scherer, Flávio Augusto. Uso racional da água em escolas públicas: diretrizes para secretarias de educação. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2004, São Paulo. Anais… São Paulo: ANTAC, 2004.
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Resumo

As escolas públicas de educação básica representam a maioria dos estabelecimentos de ensino no país. Essas unidades, além de atuarem na formação dos cidadãos, podem ser fontes potenciais no desenvolvimento de ações que visem o uso eficiente da água. Com o objetivo de reduzir o desperdício de água nos edifícios escolares públicos, sistematizou-se um conjunto de diretrizes para que uma Secretaria de Educação, Estadual ou Municipal, tenha subsídios para implementar e gerenciar ações estratégicas para o uso racional da água, à sua rede escolar, de forma ordenada e sistêmica. Adotou-se como modelo a estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A estruturação das diretrizes foi realizada com base em um estudo bibliográfico, visitas técnicas em diversas instituições de ensino que implementaram ações no combate ao desperdício de água, e uma análise simplificada das características físicas e funcionais do sistema hidráulico de três escolas públicas estaduais, localizadas em Curitiba (PR). A semelhança, tanto administrativa quanto organizacional das Secretarias de Educação, permite que as diretrizes propostas sejam desenvolvidas em escolas de qualquer região do Brasil.
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