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Scherer, Flávio Augusto; GONÇALVES, Orestes Marraccini. Uso racional da água em escolas públicas: diretrizes para secretarias de educação. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, São Paulo, n. 374, 2004.
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Resumo

Esse trabalho apresenta um conjunto de diretrizes para a implantação de Programas de Uso Racional da Água (PURAs) em edifícios escolares públicos. Com o objetivo de reduzir o consumo de água nesses edifícios, sistematizou-se um conjunto de medidas para ser aplicado por uma Secretaria de Educação, Estadual ou Municipal, contribuindo para o uso racional da água e para o melhor aproveitamento dos escassos recursos financeiros destinados a essas escolas. Esta pesquisa enfoca as escolas de educação básica. Adotou-se como modelo, a estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. As diretrizes propostas foram elaboradas a partir de um estudo bibliográfico dos principais programas nacionais de uso racional da água, com atuação em edifícios. Efetuou-se também, uma avaliação física e funcional de três escolas públicas estaduais, em Curitiba (PR), cujas informações serviram de suporte no desenvolvimento das diretrizes. Os resultados da pesquisa demonstram a necessidade de implantar ações sistêmicas e integradas no combate ao desperdício de água, para que um PURA atinja seus objetivos e mantenha suas ações ao longo do tempo. As diretrizes apresentadas trazem subsídios para novos programas de uso racional da água em edifícios escolares, além de outros parâmetros a serem considerados em futuros projetos de escolas.

Abstract

This paper presents a set of guidelines for the introduction of Water Conservation Programs (WCPs) in public school buildings. In order to reduce water consumption in those buildings, a set of measures has been schematized to be applied by any Sate or City Department of Education, contributing to the water conservation and as well as giving opportunity to a better use of building resources and utilization of limited financial resources budgeted to schools. This research was carried out on focusing at from kindergarten up to senior high school buildings. The organizational structure of the State Department of Education of Parana has been adopted as a model for this proposal. The development of the guidelines has been accomplished after a bibliographical study on the leading Brazilian Water Conservation Programs focused at buildings. A physical and functional evaluation of three State Public Schools, in Curitiba, has also been accomplished; this information in loco served as support- material for the designing of the guidelines. The results of this research demonstrated the needs to introducing systemic and integrated actions toward water waste prevention, so that Water Conservation Programs are able to reach their objectives and keep their actions efficiently abreast of time. The guidelines proposed in this paper offer the basics for new water conservation programs, focused at school buildings, beyond other parameters to be considered in future school projects.
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