Mais informações

HOFFMANN, Valmir; PROCOPIAK FILHO, José Ademar; rossetto, Carlos Ricardo. As estratégias de influência dos stakeholders nas organizações da indústria da construção civil: setor de edificações em Balneário Camboriú - SC. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 8, n. 3, jul./set. 2008. Edição geral.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A literatura sobre o tema da estratégia organizacional vem salientando a importância para a empresa do conhecimento acerca de seus stakeholders e da relevância do atendimento de suas expectativas organizacionais. Nesse contexto, apresenta-se este estudo, que tem o objetivo de identificar os stakeholders, seus graus de influência e as estratégias de influência que podem ser adotadas na interação com as organizações da indústria da construção civil – setor de edificações (ICC-SE) em Balneário Camboriú, SC. O estudo, predominantemente quantitativo, apontou como resultado 25 stakeholders do ambiente externo e 4 do ambiente interno. Os stakeholders mais importantes do ambiente externo que usam estratégias de influência são os clientes, os fornecedores de concreto, os fornecedores de mão-de-obra, os fornecedores de aço e os proprietários de terrenos para edificação. Por outro lado, os stakeholders mais influentes do ambiente interno que utilizam estratégias de influência são os funcionários, os engenheiros, os sócios e os arquitetos. O grau de interdependência dos fornecedores de concreto, aço, elevadores, cerâmica, proprietários do terreno e funcionários, incluindo engenheiros, arquitetos e sócios, é mais alto com a empresa e pode-se aplicar a estratégia “uso direto”. Os demais stakeholders têm baixa influência e podem aplicar a estratégia “retenção direta”.

Abstract

Literature on organizational strategy has stressed the importance company knowledge on stakeholders and of taking into account their organizational expectations. The aim of this article was to identify stakeholders, their degree of influence, and the influence strategies they adopt when interacting with organizations of the Building Industry from the town of Balneário Camboriú, Brazil. This mostly quantitative study identified 25 stakeholders in the external environment and four of the internal environment. The most important external stakeholders were clients, concrete suppliers, labour contractors, steel suppliers, and landowners, whereas in the internal environment, the stakeholders that use influence strategies were employees, engineers, workers, and architects. The degree of interdependence of concrete, steel, lifts, and ceramic tiles suppliers, landowners, employees, including engineers and architects, with construction is higher and these stakeholders may apply the “direct use” strategy. All other stakeholders have a lower degree of influence and may use the “direct retention” strategy.
-