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Pietrobon, Cláudio Emanuel et al. Elementos de conforto ambiental do desenho moderno e os princípios de Alberti: de re aedificatoria. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 1997, Salvador. Anais... Salvador: ANTAC, 1997. p. 166-173.
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Resumo

Leon Battista Alberti (1404 - 1472) foi um italiano humanista, arquiteto, pintor, escultor e músico que pode ser considerado a primeira pessoa, a quem o termo renascentista pode ser aplicado. A sua obra literária De re Aedificatoria (1485) pode ser considerada a principal contribuição moderna para a arquitetura, que influenciou o estilo arquitetônico renascentista. Ele definiu de forma clara e minuciosa os princípios de uma obra de arquitetura, assim como Vitruvius (I AC) o fez para a arquitetura clássica. 0 presente trabalho, através de fontes bibliográficas e gráficas, analisa a concepção do desenho de obras contemporâneas, em especial sob o aspecto do conforto ambiental, segundo os princípios definidos por Alberti. Entende-se neste contexto, que para a evolução do desenho faz-se uma proposta do espírito inventor de objetos novos que são introduzidos no espaço real e para isto a linguagem da técnica construtiva deve estar comprometida com a evolução do espírito humano inventivo.

Abstract

Leon Battista Alberti (1404 - 1472) was an italian humanist, architect, painter, sculptor and musician that can be the first person to who the term Renascentistic can be applied. Your book De re Aedificatoria (1485) can be the most important modern contribution to the architecture that began the Renassence architectural style. He defined clearly and detailed the principles of the architectural work, like Vitruvius (I BC) made to the classic architecture. The present paper , trough bibliography and projects, made the analysis of the conception of the drawings of contemporary constructions, specialy about the environmental comfort, trough the principles defined by Alberti, In this context is understood that for the evolution of the drawing made a proposal of the creative spirit to made new objects that are put in the real space. To this is necessary that the technical construtive language must be under obligation with the creative human spirit evolution.
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