Mais informações

DALLA-VECCHIA, Luisa; PEREIRA, Alice Theresinha. Utilização de ambiente virtual de aprendizagem em disciplinas de projeto arquitetônico. Parc – Pesquisa Em Arquitetura e Construção, Campinas, vol.1/ n.3, 14 , semestral. 2008. Periódico eletrônico. Novembro de 2008.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de identificar formas de inserção, no ensino de projeto arquitetônico, de recursos tecnológicos disponíveis em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e na computação gráfica. Para se alcançar os objetivos estudaram-se referenciais relativos ao desenvolvimento e ensino de projeto arquitetônico e sua representação. Também foi realizado um experimento em que o Ambiente Virtual de Aprendizagem em Arquitetura e Design foi usado em uma disciplina de projeto arquitetônico do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Busca-se apontar pontos positivos e negativos para a inserção dos recursos tecnológicos de AVAs no ensino de Projeto Arquitetônico com o objetivo de melhorar o ambiente virtual em estudo para este fim tendo em vista o uso intenso da linguagem gráfico-visual usada nestas disciplinas.

Abstract

This research intends to identify ways of inserting technological resources available in Virtual Learning Environments in the process of learning architectural design. To reach the objectives references regarding the development and the learning process of architectural design were studied and an experiment was carried out in which the virtual learning environment on architecture and design was used with a class of students on architectural design with the intention of pointing out positive and negative aspects of the insertion of technological resources from the virtual learning environments in architectural design courses in order to improve the environment for this use considering the intense use of the visual-graphic language used in this context.
-