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Vergara, Erasmo; Steffani, Jovani; GERGES, Samir. Avaliação das condições de conforto acústico em central de teleatendimento. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza, CE.
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Resumo

Proposta: Nas centrais de teleatendimento os operadores atendem os consumidores usando fones de ouvido. Nestes ambientes as atividades são realizadas em grandes salas e pelos trabalhadores instalados em espaços limitados. Nestas salas o ruído de fundo pode variar entre 50 a 80 dB(A) e depende das condições acústicas do ambiente e das cabines de atendimento, assim como das atividades que são desenvolvidas. Um efeito cascata se produz quando o nível do ruído ambiente aumenta e os atendentes automaticamente elevam o volume do fone de ouvido para aperfeiçoar a escuta e mascarar o ruído ambiente, assim o nível da pressão sonora no ouvido pode passar dos limites permitidos. Método de pesquisa/Abordagens: Segundo o recente Anexo II da Norma Regulamentadora NR 17- Ergonomia, os níveis de ruído a que estão expostos os operadores de teleatendimento devem estar de acordo com o estabelecido na NBR 10152, respeitando, no mínimo, um nível de pressão sonora de até 65 dB(A) e a curva de avaliação de ruído (NC) de valor não superior a 60 dB. Resultados: Neste trabalho é aplicada uma metodologia que segue recomendações da norma internacional ISO 11904 para avaliar a exposição sonora próxima do canal auditivo quando são usados fones nos ouvidos dos operadores. Também são determinados os níveis de ruído do ambiente de acordo com a NR 17 e a NBR 10152. Foi considerado um total de 32 operadores de teleatendimento na avaliação dos níveis de pressão sonora do ambiente de trabalho. Contribuições/Originalidade: A técnica microfone em ouvido real (Microphone In Real Ear - MIRE) foi aplicada para determinar os níveis de exposição sonora em operadores de teleatendimento. Estes níveis foram relacionados com os níveis de ruído ambiente.

Abstract

Propose: Methods: According to the appendix II of the NR 17-Ergonomics, the noise levels the one that is exposed the teleatendimento operators they should be in agreement with the established in NBR 10152, respecting, at least, a level of sound pressure of up to 65 dB(A) and the curve of noise evaluation (NC) of value non superior to 60 dB. Findings: In this work the methodology with recommendations of the international standard ISO 11904 was applied to evaluate the close sound exposure of the auditory canal when headphones are used in the operators ears. Also, the levels of background noise are determined with the Brazilian standards NR 17 and NBR 10152. Thirty two telemarketing operators were considered for the evaluation of the sound level pressure of the ambient. Originality/value: The Microphone In Real Ear (MIRE) technique was applied to determine the levels of sound exposure for the telemarketing operators. These noise levels were related with the background noise levels.
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