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Deliberador, Marcella; de Figueiredo, Francisco. Desafios e realidades: o processo de projeto escolar no estado de São Paulo. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
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Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o processo de projeto tradicional adotado como prática de projeto pela Fundação para o Desenvolvimento Escolar no Estado de São Paulo (FDE). Buscando uma alternativa viável a esta realidade, o objetivo geral desse trabalho é apresentar uma alternativa a esse processo tradicional a partir de estudo das práticas nacionais e internacionais de projeto que resultam em ambientes escolares com alto índice de desempenho. O método partiu da estruturação esquemática dos procedimentos de processo de projeto da FDE. Em seguida, adotou-se o mesmo procedimento sobre vários processos descritos na literatura como referenciais para uma arquitetura escolar de qualidade, estabelecendose uma comparação e apontando semelhanças e divergências. No processo de projeto considerado “referência” incluíram-se os conceitos descritos pelo processo de projeto integrado (PPI). As diferentes realidades existentes entre o Brasil e os países desenvolvidos formaram a base da metodologia aplicada que resultou em um esquema de processo de projeto enriquecido. Este novo processo identifica situações de risco e recomenda atenção às interferências projetuais criadas. São ainda estruturados momentos de avaliação e participação, que permitem maior interação da comunidade escolar com o ambiente físico. Ressalta-se que a própria existência de um órgão estadual deve ser explorada de forma a transmitir e intercambiar conhecimentos de projetos de qualidade ampliada.

Abstract

This paper presents a discussion on the traditional design process adopted for public school buildings in the State of São Paulo, Brazil, supported by the Fundação para o Desenvolvimento Escolar (FDE). The general goal of this work is to present an alternative to this process, based on a literature search of national and international practices. High performance schools were specially analyzed. The traditional design process was structured and a referential process was composed based on case studies. The referential scheme included the concept of an Integrated Design Process (IDP). Similarities and differences of the design situations (local and international) were analyzed. From these insights a third design scheme was composed, called the enriched public school design process. This new process identifies risk situations and recommends special attention on design impacts. The new procedure also includes moments of design evaluation and values user participation in the process. A greater interaction of the school community with the physical environment is considered important to stimulate higher quality environments and better use and care of school buildings. The existence of a State controlled foundation, supporting school building design and construction, is seen as an important agent to encourage a wider discussion of the relation between the school physical environment and the quality of public education.
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