Mais informações

SANTOS, Débora de Góis; Neto, Júlio Carlos; dos Santos, Cleberton. Gerenciamento da construção civil: otimização de recursos humanos em obra industrializada. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza, CE.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 17 (Com arquivo PDF disponíveis: 15)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Introdução/objetivo: Os estudos de aperfeiçoamento do modo de produção normalmente incidem sobre a mão-de-obra. Porém, para que esses processos atinjam seus objetivos devem ser considerados também a forma de abastecimento e os equipamentos de transporte e produção adotados, de modo a garantir a continuidade da produção, ao evidenciar a atuação da mão-de-obra direta. Assim, objetivase identificar os motivos de ociosidade da mão-de-obra e sua relação com o nível de industrialização dos sistemas construtivos. Método: Para atender a esse objetivo utilizou-se a estratégia de pesquisa de estudo de caso, ao acompanhar os processos construtivos em empreendimentos com industrialização. Buscou-se a medição de produtividade; e aplicou instrumentos de pesquisa como amostragem do trabalho; identificação de paradas; diagrama homem-máquina; fluxogramas e mapofluxogramas. Resultados: Observa-se que é possível promover a melhoria contínua mesmo em processos produtivos com elevado grau de industrialização e com isto reduzir, ou realocar, a mão-de-obra. Porém, a industrialização causa uma dependência do equipamento de transporte e de produção e resulta em superdimensionamento da mão-de-obra e no seu mau aproveitamento, para processos com médio e elevado grau de industrialização. Contribuições: A industrialização da Construção Civil não e suficiente para elevar o desempenho de sua mão-de-obra, uma vez que o uso de sistemas construtivos inovadores requer também um acompanhamento constante das ferramentas de gestão para evitar as interrupções do trabalho.

Abstract

material supply and production equipments, for continue of the work. This paper looks identify the quantitative of ideal labor for work in an industrialized site. The ambient considers site, labor training, factors the influence productivity, transport and production equipments, and supply chain. Methods: Research strategy was cases study in industrialized enterprises. It measured productivity and used tools how work sampling, man-machine diagram, flowchart and maps chart. Findings: It is possible the continue improvement in productive processes with industrialization elevated and the reduction quantify of labor, mainly helper. But, the industrialization causes dependence with transport and production equipments and it results idleness workers. Originality/value: How contribution, the use of innovation constructive system demands instruments of management accompaniment to avoid work interruptions.
-