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Sangion, Fernando et al. Treinamento admissional de operários: uma aplicação na plataforma do moodle em canteiro de obra. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza, CE.
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Resumo

Proposta: Este trabalho consiste no desenvolvimento e aplicação de um treinamento a distancia, empregado dentro do canteiro de obras e voltado para a mão-de-obra da construção civil do subsetor edificações. Treinamento este entregue por meio do software de código aberto e nome: Moodle – um Sistema de Gerenciamento de Cursos (SGC) que permite a Educação a Distância (EaD), via Internet. Método: A validação ocorreu num canteiro de obras na cidade de Curitiba-PR, onde 10 (dez) operários, divididos em duplas aleatórias participaram do curso. O treinamento consistiu em 7 (sete) vídeos, com em média dois minutos cada um, seguido de uma avaliação. Resultados: Observou-se que 70% dos trabalhadores nunca haviam utilizado um computador anteriormente e 60% tinham até a 4a série do ensino fundamental. Estes mesmos trabalhadores ressaltaram a necessidade de outros treinamentos semelhantes ao proposto que contemplassem matérias técnicas e a matemática. Assim, devido à aceitabilidade, rendimento e grau de dificuldades observadas, concluiu-se que o curso na modalidade a distância se mostrou eficiente e atrativo. Contribuições: Desenvolveu-se uma forma de treinamento a distancia que, além de atuar na capacitação dos operários da construção civil pode agir como um elemento de inclusão digital, acessibilidade e mobilidade social. O diferencial deste trabalho não reside na definição do conteúdo formador do material instrucional e sim na sua junção, formatação e forma de entrega em ambiente virtual. Além disso, comprova-se que os vídeos motivam e possibilitam a aprendizagem, despertam a curiosidade e favorecem a mudança de postura em relação à saúde e segurança do trabalhador.

Abstract

Proposal: This work consists in the application of a distance training program, applied into a sitework and focused on the workforce from the building sector of the civil construction industry. In the implementation of this training was used the open source software named Moodle – a Course Management System (CMS) that allows the distance education throughout the Internet. Methods: A case study into a sitework in the city of Curitiba-PR took place with 10 (ten) workers divided in pairs randomly formed. This training was composed by 7 (seven) videos with, in average, 2 minutes each one followed by an evaluation. Findings: It was observed that, although 70% of the workers hadn’t ever used a computer before and, 60% have only the primary school, 100% of them not only were able to go on with the training session, but also said being very satisfied with this experience and aware to the necessity of other sessions about new techniques and the mathematic. Then, we concluded that this modality of distance training was considered efficient and attractive to the target audience of this study. Originality/value: In addition to build a different way to training the workforce from the civil construction industry, this research could also be used for the promotion of digital inclusion, accessibility and social mobility. Some suggestions for future works are: the adoption of monitors with touch screens and others.
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