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Tillmann, Patrícia André; FORMOSO, Carlos T. Táticas de customização em massa para a produção habitacional brasileira: um estudo de caso. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza, CE.
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Resumo

O termo customização em massa se refere à habilidade de fornecer produtos diferenciados aos consumidores através da integração e flexibilidade dos processos de produção. Essa estratégia vem sendo adotada com sucesso por um crescente número de empresas, principalmente do setor de manufatura. No contexto de produção habitacional brasileiro, a crescente demanda por habitações customizadas aliada à falta de processos gerenciais eficazes, vem contribuindo para um aumento de desperdícios e queda de produtividade no canteiro. O objetivo desse estudo, no entanto, foi investigar oportunidades de adoção da customização em massa no setor de produção habitacional através de táticas semelhantes às utilizadas com sucesso pelo setor de manufatura. Para isso, primeiramente foi realizada uma revisão bibliográfica, na qual foram investigadas diferentes abordagens utilizadas pelas empresas de manufatura para colocar em prática a customização em massa de produtos. Um estudo empírico foi então realizado em uma empresa construtora que comercializa imóveis na planta e oferece certa flexibilidade aos clientes. Através de uma análise do Processo de Desenvolvimento do Produto (PDP) dessa empresa, foi possível identificar as principais características e dificuldades enfrentadas durante o processo de customização. Assim, o confronto do que foi observado no estudo empírico com o referencial teórico, contribuiu para um melhor entendimento de como a customização em massa pode ser adotada no contexto brasileiro de produção habitacional, visando à melhoria das práticas de customização realizadas nesse setor.

Abstract

Mass customization refers to the ability of delivering customized products to final costumers through highly integrated and flexible production systems. This strategy has been successfully adopted in manufacturing. However, in Brazil the lack of efficiency in delivering customized homes associated with an increase in market demand has caused many managerial problems in construction sites, related to excessive waste of materials and low rates of productivity. The aim of this study was to identify practical approaches to adopt a mass customization strategy in the Brazilian housing building sector. Firstly, a literature review was done to investigate the diversity of successful approaches that have been used by manufacturing companies. Then, an empirical study was carried out in a local company that commercializes housing projects and offers some product flexibility to final costumers. By analyzing the company’s product development process, it was possible to identify main characteristics of the customization process and difficulties related to it. An assessment of these findings against the theoretical framework contributed to a better understanding of how a mass customization trategy can be adopted to improve customization practices in the Brazilian housing building sector.
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