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BARROS NETO, José; ALVES, Thais; Poli, José. Mapeamento de processos em órgãos públicos: o caso do programa QUALIFOR. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza, CE.
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Resumo

Proposta:O artigo apresenta e discute as atividades realizadas durante a etapa de mapeamento de processos do Programa de Melhoria da Qualidade de Obras Públicas da Prefeitura Municipal de Fortaleza – QUALIFOR. Método de pesquisa/Abordagens: A etapa de mapeamento teve como objetivo verificar como eram desenvolvidas as atividades relativas às obras públicas contratadas pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). Nessa etapa, também avaliou-se as mudanças na forma de executar os processos para uniformizá-los e normatizá-los em toda PMF para a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado em um referencial técnico norteado pelo PBQP-H e pela norma ISO 9001:2000. O mapeamento dos processos foi realizado, por bolsistas de iniciação científica dos cursos de engenharia civil e de produção, os quais utilizaram entrevistas estruturadas sobre os processos contemplados no regimento do Programa Qualifor. Resultados: Após essas entrevistas os dados coletados foram tabulados em forma de fluxogramas para facilitar a visualização das informações, as análises e discussões de cada processo. Em seguida, foram iniciadas as etapas de consenso e aprovação dos documentos do sistema de qualidade. Contribuições/Originalidade: Espera-se contribuir com esse estudo para o desenvolvimento e implantação de programas de qualidade em órgãos públicos, especialmente nas áreas relativas às obras públicas.

Abstract

Proposal: This paper presents the activities carried out during the process mapping phase of the program to improve the quality of public construction projects in the city of Fortaleza - Qualifor. Methods: the process mapping phase had as its main goal the mapping of processes related to construction projects contracted by the city of Fortaleza. The mapping was carried out by civil and industrial engineering undergraduate students coached by a team of professors and consultants. During the mapping phase, the Qualifor team also devised ways to improve the processes. The standards developed for Qualifor have its roots on the ISO 9001:2000 and the Brazilian program to improve the quality in the construction industry (PBQP-H). Findings: After the interviews were finished, the data collected was organized into flow charts for the different processes mapped. The maps were presented to the professionals interviewed so that they could be improved and later validated as procedures or the mapped processes. Finally, training sessions were planned to put the standards into practice, Originality/value: the authors aim at contributing to others programs to improve quality in construction projects developed with public funding.
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