Mais informações

Marques, Ricardo; ARAÚJO, Virgínia M. D. A influência das prescrições urbanísticas na ventilação urbana: o caso da orla da Praia do Meio em Natal RN. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este trabalho analisa um estudo da ventilação natural e sua relação com as prescrições urbanísticas x tipologia edilícia numa fração urbana da Orla da Praia do Meio em Natal/RN, abordando qual (is) uso(s) mais se adapta(m) a fração urbana delimitada. Tem como objetivo, analisar os efeitos das normas e das tipologias edilícias sobre a ventilação natural. A fração urbana foi escolhida por ser uma das “áreas de entrada” dos ventos em Natal/RN. A pesquisa parte da hipótese de que a redução da porosidade da malha urbana (diminuição dos recuos) e o aumento do gabarito (altura das edificações), elevam o nível do gradiente de ventilação, reduzindo conseqüentemente a velocidade dos ventos na camada mais baixa das edificações. A abordagem foi desenvolvida com a produção de modelos computacionais tridimensionais, produzindo os modos de ocupação permitidos na fração urbana da área de estudo, que foram submetidos posteriormente à análise computacional em software de Mecânica de Fluidos. Após simulação, realizou-se avaliação estatística, para validação das hipóteses. Concluiu-se que a diminuição da porosidade em conseqüência da redução dos índices que definem os afastamentos mínimos (recuos) entre o edifício e o limite do lote (e conseqüentemente entre os edifícios), e o aumento do gabarito das edificações (altura da edificação) reduziram a velocidade dos ventos, o que possibilita a formação de ilhas de calor.

Abstract

This report analyzes a study on the natural ventilation of an urban fraction of the “Praia do Meio” beachfront, situated in the city of Natal - state of Rio Grande do Norte, and its relation to urban legislation as opposed to the building types in the aforementioned area, with the objective of investigating which uses (building types) best adapt to the area in question. The main objective is to assess the effects of the present legislation (town planning norms) and building types on the natural ventilation of this region. This urban area was selected as the object of this study due to its position as a “gateway” to the natural ventilation of the city of Natal. The study is derived from the hypothesis that reductions in the porosity of the urban mesh (a reduction in recession), coupled with an increase in form (building height), raises the level of the ventilation gradient, thus reducing the wind speed at the lowest layer of the buildings. This work was developed by the production of tridimensional computer-generated models simulating the modes of occupation allowed in the urban fraction within the area under study. These models were subsequently analyzed using the CFD (Computational Fluid Dynamics) code. Following simulation, a statistical evaluation was carried out for validation of the hypothesis. It was concluded that the diminished urban porosity resulting from the reduction of the parameters that define the minimum spacing requirements (recession) between buildings and the boundaries of urban tracts (and consequently among the buildings), as well as an increase in the building form (height of buildings), reduced the speed of the wind, giving rise to the formation of “heat islands”. As such, the results of the present research will be used as a subsidy for subsequent discussions about urban legislation that is part of the city master plan for the area under study.
-