Mais informações

ARANTES, Eduardo; VIANA, Bruno Guedes Azevedo; Rezende, Fabrício. A experiência de implementação e avaliação do Sistema de Ambientes Colaborativos (SISAC) no ensino de graduação. VIII Workshop Brasileiro de Gestão do Processo de Projetos na Construção de Edifícios, 2008, São paulo, Brasil.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Proposta: Discutir a experiência de implementação de um ambiente colaborativo de projeto na disciplina Trabalho Integralizador Multidisciplinar do curso de Engenharia Civil da UFMG. Trata-se da disciplina TIM I (ENG012), do sexto período, que aborda projeto de planejamento físico-territorial de bacias hidrográficas, envolvendo as grandes áreas do curso: urbanismo, meio ambiente, saneamento, transportes, recursos hídricos, etc. Método de pesquisa/Abordagens: A implementação de extranet de projeto na graduação seguiu critérios semelhantes aos critérios adotados na gestão de projetos de empreendimentos de construção no que diz respeito a: coordenação de atividades, gestão da documentação e da informação, geração de notificações automáticas, diferenciação de permissões de acesso ao sistema dependendo do nível do usuário, entre outras. Com o objetivo de se verificar os resultados da inovação, foi aplicado um questionário para que professores e alunos avaliassem benefícios e problemas ocasionados. Resultados: De modo geral, professores e alunos aprovaram a experiência. Foram avaliados aspectos de acessibilidade do sistema, o gerenciamento dos documentos, a coordenação do projeto multidisciplinar, a forma de cadastro dos usuários, os itens mais motivadores do uso do sistema, as propostas de melhorias do processo. Contribuições/Originalidade: Uma contribuição da pesquisa/desenvolvimento para o ensino de graduação. O emprego de tecnologias da informação voltadas para o desenvolvimento em trabalhos acadêmicos no nível da graduação.

Abstract

Proposal: to discuss the experience of implementing an environment for collaborative project work in the discipline Multidisciplinary integrating Assignment in the of Civil Engineering course at UFMG. This is the discipline TIM I (ENG012), in the sixth period, which covers the physical-territorial planning of river basis, involving the major areas of the course: urban planning, environment, sanitation, transport, water resources, etc. Methods: The implementation of project Extranet followed similar criteria to those adopted in the management of construction projects regard to: coordination of activities, management of documentation and information, generation of automatic notifications, different access of permissions to the system depending on the level of the user, among others. With the objective of verifying the results of innovation, a questionnaire was used so that teachers and students could assess the benefits and problems arising. Findings: In general, teachers and students endorsed the experience. We evaluated aspects of accessibility of the system, the management of documents, coordination of multidisciplinary project, the form of registration of users, the most motivating items for the use of the system, proposals for process improvements. Originality/value: A contribution of the research / development of the undergraduate teaching. The use of information technologies aimed at the development in scholarly works on the level on the undergraduate level.
-