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Laner, Márcia Regina; VALLE, ângela do; NAPPI, Sérgio Castello Branco. Catedral metropolitana de Florianópolis: retrospectiva histórica das intervenções arquitetônicas. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza, CE.
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Resumo

A Catedral Metropolitana de Florianópolis constitui-se patrimônio arquitetônico cultural com referências significativas do século XVIII. É o marco zero da fundação da Póvoa de Nossa Senhora do Desterro. Durante seus 230 anos de existência sofreu muitas alterações arquitetônicas e hoje apresenta um aspecto diferenciado daquele concebido pelo engenheiro militar e o primeiro governador da província de Santa Catharina, José da Silva Paes. Com o objetivo de identificar e analisar tais modificações foi feito o levantamento das intervenções arquitetônicas por meio de pesquisa bibliográfica, gráfica e oral; além de trazer a público as informações coletadas nos Livros Tombo da Cúria Metropolitana de Florianópolis, comprovando datas e intervenções desconhecidas até então. Com base nos dados coletados foi possível analisar os fatos e visualizar cronologicamente as alterações no sistema construtivo tradicional da edificação que aconteceram ao longo desses três séculos de existência. A reconstituição inicia com a história da Capelinha de pau-a-pique, edificada pelo bandeirante Francisco Dias Velho em 1651 e passa pela Capela de “pedra e barro”, com data provável de 1721. Após, a nova Matriz é projetada pelo Brigadeiro José da Silva Paes em 1748. Na virada do século XX transforma-se em Catedral, em 1922, o projeto concebido no séc. XVIII é alterado e a estrutura parietal da nave é literalmente “rasgada” para a construção do transcepto, além da elevação das torres sineiras e dos aditamentos decorativos. A partir da reconstituição cronológica das intervenções, são possíveis as visualizações das alterações da edificação com uma sobreposição de imagens do monumento sacro em três diferentes épocas. O resultado desta pesquisa é o levantamento estratigráfico de suas etapas construtivas e das relações com seu entorno e com a comunidade na qual está inserida. A contribuição desta pesquisa está na produção de conhecimento e informações sobre este monumento arquitetônico de grande significado patrimonial, material e imaterial.

Abstract

The Metropolitan Cathedral of Florianopolis is considered a cultural architectural heritage with significant references from century XVIII. This monument is known as the zero mark of the foundation of the village of Nossa Senhora do Desterro. The Cathedral suffered many architectural alterations over the 230 years of existence. Today it presents a different aspect of that was imagined by the military Engineer and the first Governor of Santa Catharina's province, Eng. José of Silva Paes. With the aim to identify and analyze the architectural modifications related with the period when they were made it was search the interventions through bibliographical, graph and oral research; besides this it was possible to divulgate the information collected from the Tumble Book of the Metropolitan Curia of Florianopolis, proving dates and facts ignored until then. With this collected information it was possible to analyze the facts and to organize the building alterations in chronological order. The research starts with the history of the wattle and daub Chapel, built by the pioneer Francisco Dias Velho in 1651. Refers the "stone and mud" Chapel with probable date of 1721. The Jose da Silva Paes Brigadier General projected the New Main Church in 1748. In the beginning of the century XX the Church became Cathedral. In 1922 the century XVIII project was modified and the parietal structure of the Church received a "rip" for building the transept, besides the bell towers elevation and the ornamental additions. Starting from the chronological organizing of the interventions, it is possible to visualize the alterations in the construction superposing the image of the sacred monument in three different ages. The result of this research is the stratigraphical planning of constructive stages and of the relationships with its neighborhood. The contribution of this research is related with the production of knowledge and information on this great architectural monument of material and incorporeal patrimonial meaning especially for Santa Catarina.
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