Mais informações

FREITAS, Maria do Carmo Duarte. Um ambiente de aprendizagem pela internet aplicado na construção civil. Orientação de Idone Bringhenti.122p. Dissertação (Pós-graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 11 (Com arquivo PDF disponíveis: 7)
Citações: 14
Índice h: 1  
Co-autores: 1

Resumo

Este trabalho apresenta a concepção do projeto e execução de um curso de educação continuada para o setor da construção civil, na modalidade de ensino a distância, com o suporte da tecnologia de Internet, em Planejamento e Controle de Obra denominado WEB-PCO. A proposta inicial foi desenvolver um ambiente de aprendizagem que fosse organizado de forma clara e de fácil uso das ferramentas, de modo que a interface das páginas estivessem adequadas ao usuário, considerando-se o meio de difusão do conhecimento e as estratégias didático-pedagógicas implementadas. Este propósito foi atingido no curso, privilegiando-se a forma de apresentação e tratamento do conteúdo, de modo que exigisse do usuário o mínimo de aprendizagem da lógica de interatividade do ambiente e o máximo de intuitividade. Para alcançar tanto foi necessário, na concepção, implementação e validação, aplicar conhecimentos de ergonomia e da pedagogia, além de outras competências necessárias à finalização e veiculação do ambiente. Tomou-se da ergonomia uma abordagem de concepção de interface homem-computador, e da pedagogia, o desenvolvimento do desenho instrucional do curso. Estes dois enfoques estão de forma integrada presentes em todo o curso. A importância deste trabalho esta no formato multidisciplinar em que foi desenvolvido e na constatação pela validação de que é possível difundir conhecimento e fazer educação continuada utilizando ferramenta simples da WEB.

Abstract

This work presents the conception of design and execution of a continued education course for civil construction's sector, in a distance education modality, with Internet technology support, in Planning and called Control of Workmanship WEB-PCO. The initial intention was develop a learning environment that was organised of clear form and easy use of the tools, in mode that the interface of the pages was adjusted to the user, considering itself the way of broadcasting it knowledge and the implemented didactic-pedagogical strategies. This intention was reached in the course, being privileged it presentation form and handling of the content, in mode that demanded of the user the minimum of learning of the logic of interactivity of the environment and the maximum intuitive action. To reach this intention, it was necessary, in the conception, implementation and validation, to apply knowledge of ergonomics and the pedagogy, beyond the character abilities multidisciplining necessary to the finishing and propagation of the environment. A boarding of conception of interface was overcome by the ergonomics man-computer, and by the pedagogy, the development of the instructional design of the course. These two approaches are of integrated form gifts in the entire course. The importance of this work this in the boarding to multidiscipline where it was developed and in the verification for the validation of that it is possible to spread out knowledge and to make continued education using simple tool of the WEB.
-