Mais informações

Maneschi, Karen; MELHADO, Silvio B. Proposição de escopos de projeto para produção de vedações verticais e de revestimentos de fachada: estudo de caso. VII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2011, Belém, PA.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 7 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 55
Índice h: 4  
Co-autores: 70

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

No Brasil, a inserção do projeto para a produção de vedações verticais e de revestimentos de fachada nas empresas da construção civil, gerou melhorias significativas no seu desenvolvimento e na racionalização dos seus processos. Tanto o desempenho quanto na competitividade dessas empresas também foi influenciado pelos projetos para produção que propiciam informações táticas e estratégicas para os gerentes, coordenadores de projeto, como para a equipe de produção. Algumas pesquisas existentes já demonstraram a importância desses projetos na indústria da construção civil, propondo diretrizes técnicas ou mesmo de projeto. No entanto, o escopo essencial que esses projetos devam possuir, e em que fase de desenvolvimento cada atividade deve ser elaborada frente ao processo do projeto não foi alvo dos pesquisadores. Esta pesquisa, portanto tem por objetivo elaborar uma proposição de escopos de projetos para produção de vedações verticais e de revestimentos de fachada tendo como referencial os demais escopos já desenvolvidos e também analisar sua utilização e possíveis alterações no planejamento do processo do projeto. Na primeira fase da pesquisa, foi utilizado o método da pesquisa-ação para o desenvolvimento dos escopos com grupo de projetistas participantes e na segunda fase, o estudo de caso, para a análise do impacto na utilização dos escopos desenvolvidos. Como resultado da pesquisa verificou o impacto positivo que o desenvolvimento desses escopos trouxe para os projetistas, tanto no planejamento do processo de projeto, para a racionalização da construção civil, bem como para o contratante que sabe o está contratando.

Abstract

In Brazil, the creation and insertion of design for production of partition walls and coverings into the processes of the construction companies have generated significant improvements in the development and rationalization of construction process, providing performance improvements and competitive advantages to these companies. The design of those constructive elements, besides offering excellent information support for the design management to take strategic decisions, also generates important data to the production team, becoming, therefore, an essential tool for achieving compatibility and buildability in building construction. Some researches had demonstrated the relevance of design for production in the construction industry; however, the definition of the design contents has not received enough attention from academics and professionals. In this context, this paper presents the results of a research with a commission of design professionals that aims to establish a Brazilian scope pattern for developing design for production of partition walls and coverings, as a reference to professionals, thus meeting the actual sectorial needs.
-