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JOBIM, Margaret Souza Schimidt. Método de avaliação do nível de satisfação dos clientes de imóveis residenciais. Orientação de Carlos Torres Formoso.147p. Dissertação (Pós-graduação em Engenharia Civil) - Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul,Porto Alegre,1997.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 10 (Com arquivo PDF disponíveis: 10)
Citações: 13
Índice h: 2  
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Resumo

A avaliação do nível de satisfação dos clientes de imóveis residenciais, durante todas as etapas do processo de construção, constitui-se em importante instrumento para orientar as empresas construtoras que objetivam melhorias na qualidade e produtividade. Os dados obtidos destas avaliações, depois de processados e analisados, são imprescindíveis como retroalimentadores dos programas de melhorias destas empresas. O presente trabalho propõe um método de avaliação do nível da satisfação dos clientes enfocando tanto as relações cliente-empresa, assim como aspectos relacionados ao projeto da edificação. O método foi desenvolvido a partir de estudos de caso desenvolvidos em cinco empresas construtoras de pequeno porte engajadas em programas de melhorias. Ao final demonstra-se a viabilidade de aplicação do método de avaliação e do conjunto de ferramentas de pesquisa baseadas em avaliação pós-ocupação, sugerindo-se recomendações para que os resultados obtidos, devidamente analisados pelos setores responsáveis, subsidiem as melhorias nas empresas.

Abstract

Evaluation the degree of user satisfaction in residential buildings, during all stages of the construction process, is an important instrument for guiding building companies involved in quality and productivity improvements. The data collected in such evaluations, after being processed and analyzed, are essential as feedback for improvement programs in those companies. This research work proposes a method for evaluating the degree of user satisfaction, focussing both on the relationship between the company and its clients and aspects related to building design. The development of the method was based on case studies carried out in five building companies involved in improvement programs. The study demonstrates that the proposed method and group of techniques based on post occupancy evaluation are effective. Some recommendations are made in terms of developing improvements in the companies from the results obtained, after they are adequately analyzed.
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