Mais informações

BARRETO, Mônica Martins; SALGADO, Mônica Santos. O ensino de arquitetura e a metodologia prática na produção do conhecimento na FAU/UFRJ. In: NUTAU: ARQUITETURA E URBANISMO: TECNOLOGIAS PARA O SÉCULO XXI, 2., 1998, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1998.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 16 (Com arquivo PDF disponíveis: 11)
Citações: 6
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O estudo da função do arquiteto na sociedade atual conduz diretamente à uma análise da sua formação acadêmica. Desta forma, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar sobre os métodos de ensino de arquitetura, focalizando o ensino da técnica construtiva dentro das escolas, principalmente com relação à sua metodologia, no Brasil e no mundo, com estudo de caso na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para isso foi pertinente a investigação ao longo da evolução histórica de como este ensino/aprendizagem se estruturou e se modificou, buscando detectar as origens de suas características atuais. Procurou-se conhecer o perfil do estudante, do profissional, do professor e do mercado de trabalho na cidade do Rio de Janeiro, analisando sua realidade para, finalmente, se chegar à uma contribuição ao ensino de arquitetura nas escolas. Este artigo foi extraído da Dissertação de Mestrado, desenvolvida no PROARQ defendida e aprovada ao final de 2000.

Abstract

A study about the architect’s function in the current society leads directly to an analysis of its academic formation. Therefore, the main purpose of this research is to make an investigation on architectural teaching methods, focusing the technical disciplines as construction, structural methods, etc, specially considering teaching methodologies in Brazil and all around the world, with a case study on Architectural and Urbanism Faculty in Federal University of Rio de Janeiro. To make this proposal possible it was necessary to investigate the historical evolution and the changes that architecture course had suffered all of these years, looking for the origins of its actual characteristics. Students, architects and professors had been listened in order to organize a contribution for the architectural teaching methods on Brazilian Faculties. This paper was extracted of the Master of Science thesis developed on PROARQ – Architecture Post-Graduation Course – defended and approved at the end of 2000.
-