Mais informações

Simões, Flávio; Villanova, Luis. A influência do desenho urbano na qualidade acústica das cidades: recuos urbanos. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido para avaliar os efeitos acústicos dos recuos viários e de jardim, utilizando o ruído urbano do tráfego rodado como fonte sonora, com a utilização dos equipamentos SVAN 943, tipo 2, e NORSONIC 110, tipo 1. Os instrumentos de medição acústica foram localizados no meio-fio e junto ao alinhamento das edificações. Foram realizadas medidas simultâneas de Leq1 minuto, com os dois equipos, verificando a atenuação (diferença entre as duas medidas) proporcionada pelos recuos viários e de jardins. Os equipamentos foram alternados para corrigir diferenças nas leituras, realizando a média das atenuações. As medições de Nível de Pressão Sonora, NPS, foram realizadas em oito diferentes avenidas e ruas da cidade de Porto Alegre, obtendo os níveis de ruído no meio-fio das calçadas e junto às fachadas das edificações. Pela diferença dos níveis de ruído medidos nas duas localizações obtivemos a atenuação proporcionada pelos recuos das vias analisadas. Foi criado um banco de dados com as medições realizadas.

Abstract

The present work was developed to evaluate the acoustic effects of the public frontage and private frontage, using the urban noise of the traffic as sound source, with the use of the equipments SVAN 943, type 2, and NORSONIC 110, type 1. The instruments of acoustic measurement were located in the curb and close to the frontage line. Simultaneous measures of Leq1 minute were accomplished, with the two sound analyzers, verifying the reduction (difference among the two measures) proportionate for the public frontage and private frontages. The equipments were alternate to correct differences in the readings, accomplishing the average of the reductions. The measurements of Sound Pressure Level, SPL, were accomplished in eight different avenues and streets of the city of Porto Alegre, obtaining the noise levels in the curb of the sidewalks and close to the frontage line. The difference of the measured noise levels in the two locations show us the sound reduction for the public and private frontage of the analyzed roads. A database was created with the accomplished measurements.
-