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Rocha, Ana Paula; de Souza, Roberta. Atualização de projeto curricular e inserção de novas práticas de ensino de tecnologia na arquitetura e urbanismo - estudo de caso da UFMG. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 30 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 176
Índice h: 10  
Co-autores: 330

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Número de Trabalhos: 2 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
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Resumo

Este projeto visou contribuir para a atualização de conteúdos nas áreas de tecnologia e conforto ambiental, perante o processo de mudança curricular ocorrido em 2008 no Curso de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. O trabalho utilizou como metodologia uma pesquisa documental em cursos de arquitetura e urbanismo no país para evidenciar os eixos estruturantes da matriz curricular básica dos cursos, bem como estudou a satisfação e aprendizagem dos alunos da própria universidade através de aplicação de questionários. Dessa maneira, em uma fase inicial, trabalhou-se com um levantamento de dados curriculares e informações bibliográficas sobre o tema. Na seqüência, foi feita uma análise comparativa entre os currículos das diversas universidades levantadas. Na segunda etapa do trabalho, adotou-se um procedimento de classificação da avaliação discente já realizada pela universidade através de questionários aplicados aos alunos a cada final de semestre, e que obteve como resultado uma analise qualitativa da situação do ensino e aprendizagem das disciplinas do Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo da UFMG. Os resultados do trabalho apresentaram a realidade do ensino-aprendizagem da área de tecnologia e conforto nos cursos brasileiros de Arquitetura e Urbanismo e foram de extrema importância para o desenvolvimento de formas de organização curricular da UFMG coerentes com atuais demandas mundiais concernentes ao profissional arquiteto e urbanista.

Abstract

Este projeto visou contribuir para a atualização de conteúdos nas áreas de tecnologia e conforto ambiental, perante o processo de mudança curricular ocorrido em 2008 no Curso de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. O trabalho utilizou como metodologia uma pesquisa documental em cursos de arquitetura e urbanismo no país para evidenciar os eixos estruturantes da matriz curricular básica dos cursos, bem como estudou a satisfação e aprendizagem dos alunos da própria universidade através de aplicação de questionários. Dessa maneira, em uma fase inicial, trabalhou-se com um levantamento de dados curriculares e informações bibliográficas sobre o tema. Na seqüência, foi feita uma análise comparativa entre os currículos das diversas universidades levantadas. Na segunda etapa do trabalho, adotou-se um procedimento de classificação da avaliação discente já realizada pela universidade através de questionários aplicados aos alunos a cada final de semestre, e que obteve como resultado uma analise qualitativa da situação do ensino e aprendizagem das disciplinas do Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo da UFMG. Os resultados do trabalho apresentaram a realidade do ensino-aprendizagem da área de tecnologia e conforto nos cursos brasileiros de Arquitetura e Urbanismo e foram de extrema importância para o desenvolvimento de formas de organização curricular da UFMG coerentes com atuais demandas mundiais concernentes ao profissional arquiteto e urbanista.
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