Mais informações

DOURADO, Brenda; Amorim, Claudia Claudia. O ensino de eficiência energética em escolas públicas de arquitetura no Brasil. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 4
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Frente ao grande consumo de energia elétrica na atualidade e seus conseqüentes impactos ambientais, torna-se essencial na atuação do arquiteto o desenvolvimento de projetos visando à redução do consumo energético, tanto na etapa de construção da edificação quanto do seu funcionamento. Considerando a importância da Eficiência Energética de Edificações (E.E.E.), este artigo, parte de uma dissertação de mestrado em andamento, pretende identificar aspectos do ensino de E.E.E. em escolas de arquitetura e urbanismo. Neste trabalho, desenvolveu-se uma análise sobre a abordagem do ensino de E.E.E. nas disciplinas da cadeia de Conforto Ambiental de cinco universidades federais brasileiras. A análise realizouse por meio de um levantamento de grades curriculares e ementas das disciplinas da cadeia de conforto ambiental com o intuito de verificar divergências e similaridades no processo de formação dos arquitetos quanto à eficiência energética. Diante do levantamento bibliográfico e de dados realizado, conclui-se que ainda não existem diretrizes claras para a forma de inserção da temática da eficiência energética nas disciplinas da cadeia de Conforto Ambiental, nem mesmo nas grades curriculares das escolas de arquitetura e urbanismo.

Abstract

Facing the great electric energy consumption in the present times and its consequents environmental impacts, it becomes essential in the architect’s action, to project aiming the reduction of energy consumption, both in the stage of a building’s construction as in its operation. Considering the importance of the Energy Efficiency of Buildings, this article, part of a Master’s dissertation in course, intents to identify aspects of its teaching in Architecture and Urbanism schools. In this work, it has been developed an analysis about the approach of the Energy Efficiency of Buildings in the Environmental Comfort disciplines of five Brazilian federal universities. The analysis has been developed based on survey of the Architecture and Urbanism’s curriculum grade and courses plan of Environmental Comfort disciplines, in order to verify divergences and similarities in the process of architect’s formation, in relation to energy efficiency. Facing the bibliographic and data search carried out, it can be concluded that clear guidelines to the type of the energy efficiency’s insertion do not still exist in Environmental Comfort disciplines nor in the curriculum grade of Architecture and Urbanism schools.
-