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Sorano, Elisangela; SOUZA, Léa Cristina Lucas de. Comportamento térmico de um bairro residencial em Bauru SP: condição térmica do pedestre. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
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Resumo

Este trabalho teve como objetivo verificar o comportamento térmico de um bairro residencial na cidade de Bauru-SP, e estabelecer relações entre as tendências térmicas e o conforto térmico do pedestre que desenvolve atividades na área urbana estudada. Para tanto, delimitou-se e caracterizou-se a área de estudo e elegeu-se os pontos de medição. Em seguida procedeu-se a coleta de dados com medições fixas da temperatura do ar do bairro, com a aplicação simultânea de questionários aos pedestres e monitoramento microclimático. Finalmente foi feito o cruzamento de dados e as análises dos resultados obtidos, buscando-se determinar o comportamento térmico da malha urbana e as possíveis relações com o conforto térmico humano para algumas atividades desenvolvidas em áreas externas. Os resultados finais apontaram para a clara diferença entre o comportamento térmico urbano e o rural, demonstrando haver estreita relação entre a urbanização e a formação dos ambientes térmicos urbanos e, por conseguinte da sensação térmica experimentada pelo pedestre. Portanto, o planejamento urbano que leve em consideração os aspectos climáticos de um local pode reduzir os efeitos térmicos indesejáveis causados pela urbanização e realçar características do clima regional que promovam o conforto térmico humano.

Abstract

This study aimed to verify the thermal behavior of a residential neighborhood in the city of Bauru, SP, trying to identify thermal tendencies and thermal comfort of the pedestrian that develop their activities in the studied urban area. To achieve this purpose, it was delimited and characterized the study area, within which some measurement points were selected. Afterwards, a data collection of temperature was carried out by the installation of fixed instruments, as well as simultaneous questionnaires to pedestrians were applied and instantaneous microclimatic monitoring was promoted. Finally the data were cross-examined and the results were analyzed, determining the thermal behavior of the urban network and the possible relationships with the human thermal comfort for some activities developed in outside areas. The results pointed out to the differences between the urban and rural thermal behavior, which demonstrated the close relationship between urbanization and the formation of urban thermal environments, and consequently the thermal sensation experienced by pedestrians. In conclusion, the urban planning that takes into account the climatic aspects of a site can reduce unwanted thermal effects caused by urbanization and may highlight features of regional climate to promote human thermal comfort.
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