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NOGUEIRA, Marta Cristina de Jesus Albuquerque; ANDRADE, José Roberto. Abordagem ambiental da edificação escolar: aspecto da formação do arquiteto. In: NUTAU: SUSTENTABILIDADE, ARQUITETURA, DESENHO URBANO, 4., 2002, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2002. p. 1331-1340.
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Resumo

À partir do parâmetro de percepção ambiental e do desenvolvimento da atividade acadêmica de projeto de arquitetura na disciplina de mesmo nome, este trabalho discute alguns paradigmas da formação profissional do arquiteto. Os fundamentos e métodos projetuais bem como o estudo das interações dos aspectos que definem decisões em projeto de arquitetura, foram analisados no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso através de aplicação de questionário e análise das maquetes. Observou-se a importância da leitura pessoal que o aluno faz do ambiente nas decisões de projeto, a tendência tecnicista da sua formação, a dificuldade na pesquisa interdisciplinar e uma condição pouco questionadora dos valores impostos.

Abstract

This study discusses some paradigms of the architect's professional formation, starting from the parameter of environmental perception and the development of the academic activity of architecture project at the discipline of same name. The foundations and methods of projects as well as the study of the interactions of the aspects that define decisions at architecture project in the course of Architecture and Urbanization at the Federal University of Mato Grosso were analyzed through application of questionnaire and analysis of the models. The importance of the personal reading that the student does of the atmosphere in the project decisions, the technical influence of their professional formation, the difficulty in the inter-disciplinary research and a less questionable condition of the imposed values were observed.
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