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Vaz, Caroline et al. Proposta metodológica para execução apropriada de medições de variáveis ambientais: conforto ambiental em escolas. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
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Resumo

As condições de conforto ambiental têm influência direta no desempenho do aluno, pois o mesmo passa grande parte do seu dia no ambiente escolar. As condições de iluminamento de um ambiente interferem na visão, por isso em todos os locais de trabalho deve existir uma iluminação apropriada à natureza da atividade. Da mesma forma, o desconforto ocorrido em virtude do calor ou frio em ambiente de trabalho tem impacto negativo nas sensações e saúde dos trabalhadores. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo propor uma metodologia para se determinar o tamanho da amostra quantitativa de salas de aula de uma instituição de ensino, para medições de variáveis ambientais internas, a partir de dados extraídos de estudo piloto. Através de uma malha retangular determinou-se o ponto significativo da sala para as medições de iluminação e temperatura, realizadas nos meses de agosto a dezembro de 2008, na UTFPR Campus Ponta Grossa em 22 salas. Após a mensuração das variáveis ambientais, foi verificada também a homogeneidade das salas de aula, segundo a normalização existente. O presente estudo servirá de base para execução de futuras medições internas a serem realizadas na UTFPR, objeto de projeto de ergonomia e conforto ambiental.

Abstract

The conditions for the environmental comfort have an direct influence in the student’s performance, because it spends most of it’s day in the school environment. The conditions of lighting of an environment interfere in the vision, so in every work station must exist an appropriate illumination, according to the nature of activity. In the same way, the discomfort occurred because of the heat or cold at work environment has a negative impact in the sensations and health of workers. In this context, this research aimed to propose a methodology to determinate the quantitative sample size of classrooms in an education institution, to the measurement of internal environment variables from a pilot study. Trough a rectangular mesh was determined the room significant point to the light and temperature measurement, performed between august and December of 2008, at UTFPR Campus Ponta Grossa, in 22 rooms. After the measurement of the environment variables, the homogeneity of the classrooms was verified, according to the existing standards. The present study will be used as a base to the future execution of internal measurements that will be performed at UTFPR, object of an ergonomics and environment comfort project.
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