Mais informações

Pupo, R.; SCARAZZATO, P. S.; Delbin, S. Metodologia para escolha de programas de simulação de iluminação artificial em ambientes, através de análise e comparação de softwares. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., 2007, Ouro Preto, MG.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 11 (Com arquivo PDF disponíveis: 9)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Normalmente, a preocupação de arquitetos, quando envolvidos em projetos de iluminação, é com aspectos quantitativos da iluminação interior, ao invés do conforto que a iluminação pode fornecer em ambientes fechados. Isso ocorre porque, comumente, os métodos utilizados para se fazer um projeto de iluminação são primordialmente cálculos matemáticos, os quais somente determinam a quantidade de luz recebida num ponto de uma superfície. O crescimento de tecnologias computacionais tem muito contribuído para o desenvolvimento de ferramentas eletrônicas de projeto. Arquitetos, designers e engenheiros estão cada vez mais utilizando o computador para auxilio em desenho, construção e análise de seus projetos. O principal objetivo do avanço da tecnologia da computação gráfica é o de transmitir mais facilmente as idéias do projeto ao cliente, e algumas vezes para que o arquiteto melhor entenda seus próprios projetos. No campo da iluminação natural e artificial a indústria da computação gráfica para a arquitetura, tem avançado muito rapidamente como ferramenta viável e quase indispensável para análises e simulações. No entanto muitas vezes os profissionais que elaboram projetos de iluminação ficam confusos na escolha da ferramenta adequada as suas necessidades. A pesquisa tem por objetivo apresentar aos projetistas que trabalham com análises de iluminação artificial de ambientes um método que os auxilie na escolha da ferramenta adequada as suas necessidades. Para isto as características analisadas pelas ferramentas de simulação de iluminação artificial são discutidas. É apresentada, uma lista de softwares disponíveis, hoje, no mercado mundial e feita uma comparação entre estas ferramentas. Com esta pesquisa um projetista que trabalha com cálculos de iluminação artificial, poderá facilmente escolher, entre as diversas ferramentas disponíveis, a mais adequada as suas necessidades.

Abstract

Architects when dedicated to lighting design are basically concerned to quantitative aspects of illumination project other than the comfort it will result in. A possible cause for that is the fact that only calculations methods are used in lighting design. The growth of computer technology can give architects graphic tools capable of transmitting the architect`s ideas to clients in a very realistic manner. As are found too many tools available is very hard to decide which tool best fit its needs. This research aims to shown artificial light designers a method of choosing the adequate tool. Some simulations are analyzed and compared, helping designers in their decision for a tool.
-