Mais informações

Rego, Renato et al. Desenhar cidades: padrão e prática da CTNP. In: ENCONTRO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA, 5., 2005, Maringá. Anais... Maringá, 2005.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este trabalho trata de analisar as conformações urbanas de quatorze cidades projetadas pela Companhia de Terras Norte do Paraná, que mais tarde passou a ser denominada Companhia de Melhoramento Norte do Paraná. Da rede de cidades idealizadas pela Companhia, foram selecionados para esta análise os quatro assentamentos urbanos principais (Londrina, Maringá, Cianorte e Umuarama), seis núcleos de menor porte (Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Jandaia do Sul e Mandaguari) e quatro patrimônios (Marialva, Sarandi, Jussara e Paiçandu). No plano da Companhia, as quatro cidades principais, distantes 100 km entre si, seriam intercaladas por cidades menores e patrimônios, a cada 15 km no máximo. A partir dos planos originais das cidades selecionadas, foram elaborados mapas figura-fundo de cada uma delas e, de acordo com levantamentos in loco e com base na morfologia urbana, foram elencadas as características destes desenhos urbanos e sua implantação na paisagem então em construção. Os mapas figura-fundo de cada uma destas cidades mostram a relação da forma urbana com o sítio, o desenho da cidade condicionado pela topografia, o papel da ferrovia na construção do espaço urbano, além da conformação e da posição estratégica tanto do centro da cidade como dos edifícios institucionais. Deste modo, com base no traçado destas cidades projetadas pela Companhia se pode reconstituir a prática urbanística da empresa e o padrão por ela adotado para desenhar cidades novas.
-