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LISOT, Aline et al. Estudo da frequência de trabalho ideal de ressoadores de helmholtz aplicados em barreiras acústicas. In: ENCONTRO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA, 6., 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2007.
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Resumo

No contexto atual dos ambientes urbanos, o ruído gerado pelo tráfego de veículos é reconhecido como um problema crítico em se tratando de poluição ambiental. São inúmeras as alternativas possíveis para diminuir o Nível de Pressão Sonora (NPS) ao qual a população é submetida. A utilização de barreiras acústicas interpostas entre a fonte e o receptor do ruído tem sido bastante difundida. Neste trabalho é analisada a hipótese de utilizarem-se barreiras acústicas construídas com ressoadores de Helmhotltz. Para tanto se estudou a freqüência de trabalho que melhor se aplica para a atenuação do ruído de tráfego, já que este é uma das fontes de ruído que hoje mais se destaca no meio urbano. O estudo constituiu-se de monitoramento de ruído por faixa de freqüência em oitavas, em uma avenida de tráfego intenso da cidade de Maringá, estado do Paraná. Quantificou-se durante o período de monitoramento a quantidade de veículos na via, incluindo veículos leves e pesados. Verificou-se que as maiores intensidades encontram-se nas baixas freqüências com uma considerável concentração em 63Hz. Portanto, para que a barreira acústica atue satisfatoriamente na atenuação do ruído de tráfego, os ressoadores devem ser dimensionados considerando a região de tal freqüência de trabalho.
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