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Purpur, José; Simões, Fernanda; Purpur, Patrícia. Praça José Bonifácio adequada ao dispostitivo rotatória moderna. In: ENCONTRO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA, 5., 2005, Maringá. Anais... Maringá, 2005.
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Resumo

Fundada em 10 de maio de 1947, a cidade de Maringá teve seu traçado conforme plano urbanístico, com várias praças circulares em área central, projetadas como áreas de lazer e que pelo seu formato são conhecidas como rotatórias. Apesar destas praças serem uma boa solução para o tráfego, com o aumento do volume de veículos, elas perderam sua finalidade inicial como áreas de lazer. A utilização de rotatórias como solução para os cruzamentos em nível é tratada como um conceito moderno e muito mais seguro que a travessia em nível semaforizada ou apenas sinalizada. O conceito de rotatória moderna surgiu na Europa, em países onde a preocupação com a segurança de pedestres e motoristas está em primeiro lugar. Em relação às características das primeiras rotatórias projetadas, as chamadas rotatórias modernas possuem raios menores e sua entrada faz com que o motorista tenha que reduzir ou até mesmo parar o veículo antes do acesso ao fluxo existente. Desta forma, foi realizado um estudo de adequação da Praça José Bonifácio, interseção das Avenidas Brasil e Cidade de Leiria, em Maringá, para rotatória moderna. O estudo apresentado contempla a análise do tráfego pela comparação entre a rotatória existente e a projetada. A partir do traçado existente na interseção e os fundamentos de rotatória moderna, a solução adotada poderá viabilizar um tráfego mais seguro e eficiente, tanto para pedestres como para condutores de veículos.
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