Mais informações

HEINECK, Luiz Fernando; Bandrão, Douglas; Mori, Luci. As mudanças no papel da mulher, sua influência histórica na definição do projeto habitacional e sua relevância para o marketing imobiliário na atualidade. In: ENCONTRO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA, 5., 2005, Maringá. Anais... Maringá, 2005.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 9 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Nas últimas décadas, quatro grandes fatores de diversificação do morar, nas perspectivas da demanda habitacional, podem ser classificadas: uma maior diversificação demográfica, pelo surgimento de novas formas de composição familiar; a coexistência do morar e do trabalhador; a profusão de novos equipamentos, tecnologias e mídias que habitam o lar para muitas outras funções, notadamente, a do lazer; e ainda, os novos papéis desempenhados pela mulher. Neste rol de mudanças sócio-demográficas, seria impossível não destacar as transformações do perfil da mulher, as principais alterações relacionadas ao papel feminino no contexto familiar e suas implicações no ambiente residencial. Este artigo apresenta aspectos históricos relevantes que relacionam as transformações sociais ocorridas com a mulher com as alterações no arranjo espacial das habitações, ao longo do último século, em países ocidentais. Destaca-se, ainda, a maior segmentação feminina nos anos recentes e os novos papéis e costumes adotados pela mulher atual, cujo conhecimento é significativo para os estudos de novos espaços domésticos. O trabalho ressalta, portanto, a grande interação que historicamente existe entre a casa e a mulher. A compreensão desta evolução e dos aspectos que caracterizam atualmente sua participação na escolha e decisão de compra de imóveis residenciais, é fundamental tanto para a concepção do projeto como para a definição de estratégias de marketing e venda.
-