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Modro, Neilson et al. Elaboração de modelos físicos como recurso pedagógico complementar ao aprendizado em um curso de arquitetura. In: ENCONTRO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA, 7., 2009, Maringá. Anais... Maringá, 2009.
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Resumo

Por definição, um modelo é uma representação ou interpretação simplificada da realidade. Na área de Engenharia e Arquitetura, os modelos físicos ou modelos reduzidos são ferramentas pedagógicas muito difundidas e utilizadas. Em especial à Arquitetura, os modelos físicos são introduzidos como complemento didático nas disciplinas de projetos através da confecção de maquetes. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência da utilização de modelos físicos na relação ensino/aprendizagem, através da confecção e do estudo de tais modelos físicos que servem como um recurso pedagógico auxiliar nas disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo. Desta forma é apresentada e discutida a experiência didática aplicada cujo objetivo principal foi propiciar uma aproximação, com o uso de diferentes materiais, de conceitos teóricos e percepções práticas sobre diferentes possibilidades formais e construtivas nos projetos físicos arquitetônicos. A experiência abrangeu quatro disciplinas distribuídas nos três primeiros semestres do curso de Arquitetura e Urbanismo da UDESC em Laguna, SC. A abordagem pedagógica realizada nestas disciplinas apresentou resultados positivos e estrategicamente funcionais a partir da compreensão dos conhecimentos teóricos aplicados nos modelos. De um modo subjetivo, pôde-se ainda perceber o desenvolvimento de habilidades manuais e criativas dos acadêmicos, características comuns encontradas em renomados profissionais da área.
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