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NUNES, Maria Fernanda et al. Percepção ambiental em espaços de informática educativa. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza, CE.
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Resumo

Com a recente alteração nos ambientes de ensino, devido à inserção de equipamentos de informática, a exposição ao ruído passou a ser freqüente. Mesmo sendo considerado como um grande inconveniente, essa exposição ao ruído é decorrência de um avanço tecnológico, que também alterou significativamente as práticas pedagógicas. Parte-se de um problema, formulado a partir de observações iniciais: esforço vocal de professores, necessidade de acionamento de ventiladores em função do calor excessivo e as características construtivas destes espaços. Com a observação de alguns ambientes de informática educativa, pode-se notar que, apesar da adoção de um leiaute convencional em fileiras, o professor tem dificuldade de comunicação, com prejuízo na inteligibilidade da fala. Além disso, relatos referentes ao alívio auditivo sentido no momento em que os computadores são desligados indicam uma interferência do ruído nas atividades. O trabalho tem por objetivo avaliar o desempenho do ambiente sonoro e térmico de espaços educativos com equipamentos de informática e comparar com grau de satisfação manifestado por alunos e professores. Foi realizada uma avaliação pós-ocupação de 3 salas com mesma característica construtiva, orientação solar, dimensões e quantidade de computadores. Foram realizadas medições de ruído, com medidor de nível de pressão sonora tipo 1, e medições simultâneas de temperatura do ar, temperatura de globo, umidade relativa, com medidor portátil, com os computadores ligados e desligados. Esses dados foram confrontados com o estudo de satisfação dos usuários que utilizam o ambiente há, no mínimo, um ano. Os resultados indicam que o ruído emitido pela operação dos equipamentos de informática altera de modo significativo as características acústicas das salas, com o comprometimento das atividades escolares e, principalmente, o desempenho escolar dos alunos. Esta pesquisa revela a necessidade de se gerar recomendações para projetistas alertando sobre a importância de tratar de modo diferenciado os espaços de informática educativa.

Abstract

With the recent change in the teaching environments due to the use of information technology equipment, noise exposure has become frequent in these environments. Even being considered a big inconvenience, this noise exposure derives from a technological advance which has changed pedagogic practice meaningfully. This research has as a starting point a problem generated from early observation: teachers’ vocal effort, the need to turn on fans because of excessive heat, and the building features of schools rooms. By observing some educational information technology environments, it is noticed that, despite the use of a conventional layout in rows, the teacher shows difficulty in communicating, which seems to lead to a loss in speech intelligibility. In addition, informal reports about the feeling of relief in the moment the computers are turned off seem to show an interference of the noise in the activities. This paper aims at evaluating the performance of sound and thermal environments in smart rooms and compare this conditions to the degree of satisfaction expressed by students and teachers. The study analyzed the post occupation evaluate of 3 rooms with the same building features, solar orientation, dimensions and number of computers. This data has been contrasted with the people who have been in the environment for at least 1 year. The results show that the noise from the information technology equipment changes the acoustic features of the rooms meaningfully, compromising school activities and mainly the academic performance of the students. This research emphasizes the urge to develop specific guidelines for professionals who design smart rooms.
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