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NUNES, Maria Fernanda et al. Espaços de aprendizagem informatizados e ambiente sonoro. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
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Resumo

A exposição ao ruído tem sido freqüente durante algumas atividades acadêmicas, com a recente alteração nas salas de aula, devido à operação de computadores. No entanto, mesmo sendo considerado um grande inconveniente, essa exposição é resultado de um avanço tecnológico, que também modificou significativamente as práticas pedagógicas. Neste estudo foi realizada uma avaliação do ruído a partir de medições sonoras em três leiautes diferentes, com os equipamentos ligados e as CPUs localizadas abaixo das mesas. Para as medições acústicas in loco, foram encontrados valores superiores a 25 dBA, acima do ruído de fundo, causados pela operação dos PCs. Resultados mostram as alternativas de leiaute e o impacto no ruído de fundo nas salas de aula.

Abstract

The noise exposition has been frequent during some educational activities with the recent alteration in classrooms, due to computer equipment operation. However, in spite of being considered as a great inconvenience, this exposition is a result of a technological advance, that also has modified significantly the pedagogical practice. In this study it was made an evaluation of noise with acoustical measurements of three different layouts, keeping the equipments in operation and the CPUs under the tables. From the acoustic measurements in loco, it were found values over than 25 dBA, above the background noise, caused by the PCs operation. Results showed layout’s alternatives and the impact in background noise in those classrooms.
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